Ícone do site FORÇA DO VALE

Sua tatuagem é sobre VOCÊ: entenda como escolher o melhor desenho para sua pele e conheça a história do Samo

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 a.C. e 2000 a.C e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), motivados por rituais religiosos. A tatuagem aparece no ocidente por volta de 1890 com o estilo  “old school” e populariza-se a com bases navais estadunidenses, na década de 1920. Nos dias de hoje, as controvérsias implicam principalmente o choque entre o conservadorismo e a modernidade.

O principal tabu se formou nas prisões do início do século passado, onde os presos marcavam sua pele para categorizar seus crimes ou para sinalizar sua participação em gangues. A prática ainda é viva nos presídios, mas a contemporaneidade tirou esta sua exclusividade. Com a popularização entre artistas e pessoas de referência, a tatuagem desassocia-se do caráter e torna-se símbolo de personalidade. 

Conheça o “Samo”

O amor pela arte sempre foi o combustível do paveirense Samoel Luiz da Silva, de 28 anos. Inspirado pelo desenhista e tatuador Felipe Rodrigues (Fe Rod), de São Paulo, Samo, como é carinhosamente apelidado, deixou tudo para trás e foi atrás de seu sonho. Em outubro de 2016, sai de sua cidade Natal e surge no cenário encantadense como training de um estúdio de tatuagens, buscando aprimorar suas habilidades. O tatuador foi motivado a seguir seus sonhos pelos amigos após publicar em seu instagram um de seus desenhos realistas.

Samoel Luiz da Silva, o “Samo”

  “A oportunidade apareceu e eu abracei. Quem quer dá um jeito, quem não quer dá desculpas”

Samo conta que suas maiores mudanças foram motivadas por crises: “Me acidentei de moto e fiquei três meses de cama. Quando voltei a andar, terminei meu relacionamento. A empresa que eu trabalhava declarou falência. Foi quando surgiu a vaga de emprego como tatuador. Nunca tinha passado pela minha cabeça, mas eu me encaixava nos requisitos e mandei meus desenhos. Fui contratado e em primeiro momento eu viajava todos os dias para Encantado. Depois de alguns meses larguei tudo e vim morar aqui. No início, a resistência por parte da minha família foi muito grande. Se eu os tivesse escutado, não estaria onde estou hoje. Você é responsável pelo lugar que está agora, ninguém pode viver seus sonhos se não você”, relata.

Recentemente, inaugurou seu estúdio próprio de tatuagens. O Samo’s Tattoo Studio conta com espaço aconchegante e especializado para receber seus clientes. Com todos os equipamentos de higiene e segurança, Samoel tem duas dinâmicas de trabalho: reprodução do desenho trazido pelo cliente e desenvolvimento de uma arte exclusiva.

A segunda forma nasce a partir de ideias trazidas pelo cliente e ganha vida por meio de seu iPad, onde usa programas como AutoDesk e o ProCreate. Quando o cliente quer tatuar mas não sabe como proceder, Samo faz uma entrevista e constrói uma pesquisa baseada na sua personalidade e preferências, resultando em uma arte particular e única. Os clientes geralmente usam inspirações que saem do Pinterest, Google ou do próprio Instagram.

Sua tatuagem é sobre VOCÊ 

Quando questionado sobre o porquê de fazer uma tatuagem, ele responde: porque NÃO fazer? Samo explica que a tatuagem traz consigo uma série de fatores a serem levados em conta e os motivos são variados. Há pessoas que querem fazer uma homenagem, outras querem simbolizar uma mudança de fase e há aquelas que fazem por questão estética.

Um desenho eternizado na pele engloba incontáveis justificativas: o autocontrole, a autoestima, a autoprovação e a autorresponsabilidade são algumas delas. A estampa na pele traz consigo um amontoado de sensações, sentimentos e histórias. Ela se torna parte de você. Por isso a importância de pensar bem antes de escolher o esboço com cuidado.

Quando questionado sobre a questão religiosa, Samo destaca: “O principal tópico da religião é o que a Bíblia fala sobre as tatuagens: a automutilação. Tomar coca-cola faz mal pra saúde, é um tipo diferente de automutilação, mas não deixa de ser um deles. A questão é o tabu criado em cima da prática, não propriamente a justificativa de cuidar do corpo de verdade”, explica.

Fiz minha tatuagem, e agora? 

O profissional frisa algumas medidas que devem ser tomadas pelo cliente antes e depois da sessão. Estes são alguns deles:

CUIDADOS PRÉ TATUAGEM

CUIDADOS PÓS TATUAGEM

Samo também frisa a importância do cuidado na hora de escolher o profissional. “Veja seu portfólio e seu estilo de traço. O preço varia conforme o tamanho e a complexidade da arte: o tatuador sabe o que é necessário para um bom resultado”, diz.

Sair da versão mobile