As inscrições para o recebimento dos recursos arrecadados via Pix Municipal, aos atingidos pela enchente acontecem hoje, na Prefeitura de Muçum, desde às 08h. O trabalho é feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Muçum e ocorre até o próximo dia 20 de outubro. As doações em dinheiro para a conta, ultrapassam o valor de R$ 1,3 milhões.
É feito o cadastramento de famílias e empreendedores que tiveram a residência ou estabelecimento comercial atingido pela enchente. O cadastro pode também ser feito online, através do link: https://forms.gle/r3Dj94BfH3gkV5mj9.
É pedido que apenas apenas um membro por família ou estabelecimento fique responsável pela inscrição. Antes dos pagamentos, os cadastros serão conferidos, com o auxílio da Coordenadoria de Assistência Social do Município, a fim de identificar possíveis inconsistências.
Todos os requerentes deverão prestar informações verdadeiras, pois eventuais fraudes identificadas, serão remetidas às autoridades policiais.
Informações sobre a distribuição
Para as pessoas jurídicas devidamente cadastradas e ativas, será creditado um valor em conta corrente, que será definido após a fase de cadastramento.
Além disso, cada residência atingida terá direito a um cupom para compras no comércio local. O mesmo será para uso exclusivo em estabelecimentos que estejam operando em Muçum. O valor de cada cupom também não está definido. A iniciativa busca movimentar a economia, comprometida após a tragédia.
Os recursos arrecadados são geridos por um conselho gestor, formado por representantes do próprio CDL, um advogado, dois empresários, um contador e um representante da Secretaria Municipal da Saúde.
Muçum teve um prejuízo econômico de R$ 231 milhões após a cheia. Estima-se que mais de 80% da cidade foi tomada pelas águas.