A indústria de transformação do Vale do Taquari comemora um aumento no valor de suas exportações no primeiro mês de 2023.
Segundo informações divulgadas pela Fiergs, o faturamento das indústrias na região alcançou os US$ 28,3 milhões, representando um crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a receita foi de 23 milhões de dólares.
Em Encantado, o crescimento foi mais significativo, 32%, representando um aumento de 2 milhões que no mesmo período do ano passado.
Em segundo lugar está Lajeado, com 5,2 milhões de dólares, e Taquari, com 5,1 milhões de dólares.
As exportações foram direcionadas principalmente para compradores localizados na América do Norte, Mercosul, Ásia e Europa.
Mercado favorável
O desempenho positivo é consequência da melhora das condições externas e da manutenção do dólar em alta frente ao real.
Menos commodities
Apesar da região do Vale representar pouco mais de 2% do valor total de exportações do estado do RS, que atingiu 1,3 bilhão de dólares, a área se destaca pela grande variedade dos produtos oferecidos. A menor participação na venda de commodities demonstra a industrialização da região.
Apesar do pedágio
O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, comemora os números apesar da estrada pedagiada, que encarece o transporte.
“Até chegar na BR-386, dependemos das rodovias estaduais. E o pedágio retira competitividade das nossas indústrias.”
A Baldo e a Dália, as maiores empresas do Município, também são as maiores exportadoras.
“A ervateira é uma marca voltada para o mercado externo, já a cooperativa contornou as dificuldades econômicas do mercado interno com as exportações. Se mostraram competitivas mantendo alta qualidade, apesar do maior custo de transporte.”
Balanço
A cobertura completa você confere na edição impressa do FV, neste final de semana.