Ícone do site FORÇA DO VALE

Filial da Dália de Caxias do Sul inaugura em novo espaço

Com cerca de um mês de funcionamento no novo endereço, a Filial da Cooperativa Dália Alimentos, localizada em Caxias do Sul na Serra Gaúcha, inaugurou oficialmente o novo espaço no dia 17/08, quando recebeu os presidentes do Conselho de Administração e Executivo, conselheiros, gerentes e supervisores.  

Há 32 anos, a Dália Alimentos está presente na Serra Gaúcha, quando o visionário empresário Nei Rocha (in memoriam), em 1991, decidiu   assumir a representação da Dália e passou a administrar o negócio junto com a família, sempre apoiado pela esposa Ilze e os três filhos. Uma década depois, o negócio passa a ser administrado pelos filhos, Rafael, Gabriel e Lucas Rocha, e a distribuidora recebe o status de Filial.  

Atualmente, a Filial conta com 90 colaboradores entre equipe administrativa, de logística e comercial e atende 75 cidades nas regiões do Vale dos Sinos, Serra Gaúcha e Litoral. O novo prédio tem energia sustentável, ambiente corporativo integrado e funcional, quatro docas móveis para cargas e descargas, espaço gourmet e capacidade para armazenar 2 mil toneladas.     

Negócio de virtudes 

O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, relacionou a realização do sonho, com a bravura dos sócios fundadores da Dália, descrito no livro “Destemidos”, lembrando que o casa, com Nei e Ilze construíram uma família e um negócio de muitas virtudes. “Sempre tivemos a convicção, desde o início desse grande projeto, de que essa é uma família bem estruturada, com pessoas trabalhadoras e muitos sonhos, com visão de futuro e excelentes relacionamentos, tanto que os filhos que estão dando continuidade a esta linda história”. 

Na ocasião, Carlos Alberto falou da preparação desses jovens, que desenvolveram a capacidade de gestão e profissionalizaram o negócio. “Vocês têm a nossa admiração, porque concretizaram um sonho, reflexo de muito empenho e dedicação e, inclusive, influenciaram toda a nossa equipe comercial da Dália, na busca por inovação”.  

Freitas ainda elogiou a estrutura do prédio sofisticado e tecnológico. “Tenho certeza que onde estiver, o Nei está orgulhoso de seus filhos. Também me dirijo aos funcionários, que fazem parte desta empresa, que conta com excelentes gestores, que buscam por resultados, mas também, que projetaram cada detalhe neste ambiente pensado no conforto e bem-estar de todos que trabalham aqui. Com certeza é uma equipe que vai prosperar e muito”.  

Começo   

O gestor Rafael Rocha, relembrou o início do empreendimento, resultado da união de forças da família, quando seu pai, semanalmente se deslocava de Caxias do Sul até a matriz, em Encantado, para trazer os produtos Dália. “Nessas viagens, o pai criou mais empatia e estabeleceu uma relação mais próxima com a Dália”.  

Em 2000 os três filhos assumiram a empresa e, um ano depois, ela recebe o status de Filial Dália e continua crescendo. “No ano de 2019, com o início do programa de produção de frangos, vimos que a Dália continuaria crescendo e nós precisávamos acompanhar esse desenvolvimento, por isso, projetamos este novo e moderno espaço”.   

Em 2020 a família adquiriu o terreno e em 2021 iniciou a construção. “Mesmo em meio a pandemia, quando a economia acabou retraindo, não nos intimidamos, construímos o prédio com a identidade visual da Dália, para ser uma extensão da Cooperativa Dália Alimentos Ltda”. 

Volumes  

Atualmente, a filial emite cerca de 16 mil notas fiscais por mês, para os atuais 3.000 clientes e está projetado para 2023 uma gestão de mais de 770 carretas com os produtos Dália das linhas dos lácteos, cortes de frango e suínos.     

A benção 

Ainda durante a manhã, houve o momento que o Frei Jaime Bettega destacou as semelhanças com o município de Caxias do Sul. “Vemos muitas semelhanças, entre o município com a terra do Cristo Protetor, que é uma referência simbólica da fé cristã e leva a nossa religiosidade a outro patamar”. 

Além disso, Bettega orou pelo empreendimento e pela produção de alimentos. “Pedimos a benção do Pai sobre a filial e esta família dedicada e trabalhadora, que sempre teve boa estrutura de casa. Nosso desejo também é que todos os alimentos produzidos pela Dália abençoem e alimentem todas as famílias, pois sabemos que ninguém vive em paz se estiver com fome”, finaliza.   

Sair da versão mobile