Em 2022 o imposto de renda completa 100 anos de existência. O imposto foi instituído com apenas um artigo e oito incisos na Lei Orçamentária de 31 de dezembro de 1922. Desde então, os valores arrecadados têm contribuído para o desenvolvimento do Brasil, financiando a saúde, educação, segurança e inúmeros serviços públicos prestados ao cidadão brasileiro.
A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (7), o programa do Imposto de Renda 2022, usado para preencher e enviar a declaração. O prazo se estende até dia 29 de abril e até lá a RFB espera receber cerca de 34,1 milhões de declarações.
O centenário traz consigo muitas inovações, entre elas estão a possibilidade de pagar imposto e receber a restituição via Pix e a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, que estará disponível em todas as plataformas de preenchimento da declaração, com autenticação feita pelas contas nível ouro ou prata do gov.br. Além disso, ela pode ser realizada de forma online, pelo e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa, ou, ainda, pelo app Meu Imposto de Renda para celulares e tablets.
O prazo para acertar as contas com o leão ficou mais curto: menos de dois meses, diferente dos dois últimos anos, que teve seu prazo estendido em virtude da pandemia do Coronavírus. Quem não fizer a declaração dentro do prazo pode receber multa mínima de R$ 165,74, variando de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso. Serão obrigados a declarar o IRPF 2022 todos os brasileiros com rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70, mesmo valor do ano passado.