Ícone do site FORÇA DO VALE

Encantado avança com a primeira etapa do Centro de Inovação Educacional

A prefeitura de Encantado iniciará em breve as obras para à primeira etapa do projeto de construção do Centro de Inovação na área da educação. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (26), no antigo campus da Univates, no bairro São José, local que abrigará o centro. O prédio, com 3.115,89 m² de área construída, foi cedido pela universidade por cinco anos, com possibilidade de renovação do convênio. Nesta fase inicial, as obras ocuparão 450 m² da estrutura.

A etapa contempla a recuperação estrutural, tratamentos de pontos de infiltração e retrofit de ambientes externos, com recurso de R$ 500 mil doados pela multinacional Gerdau, através do Instituto Helda Gerdau – Programa Regenera RS, captado pela Rede Calábria. Além disso, a startup Grow+ contribuiu com a doação de mobiliários. O espaço, que atenderá até 120 alunos da rede municipal em turno inverso, incluirá coworking, espaço para pequenos eventos (até 50 pessoas), salas de aula e a Sala de Defesa e Resiliência Climática, criado em julho deste ano, como núcleo de monitoramento e prevenção de eventuais desastres climáticos. Atualmente, o departamento funciona no Centro Administrativo Municipal.

A previsão é que a primeira etapa esteja concluída em março, coincidindo com o início do ano letivo. A proposta pedagógica do centro será desenvolvida pela Secretaria de Educação em conjunto com a comunidade. O nome oficial do espaço será definido por meio de uma ação comunitária no início do próximo ano.

O prefeito Jonas Calvi destacou a relevância do projeto para a formação de jovens que estejam preparados para o futuro. Ele destaca a inovação como ferramenta essencial para atender as demandas do mercado de trabalho. “O Centro de Inovação na área da educação representa um passo importante nessa direção. Nossos estudantes precisam ser lapidados e preparados para o futuro profissional dentro das salas de aula”, acredita.

A secretária de Educação e Cultura, Stéfanie Casagrande, ressalta o potencial do espaço no atendimento às demandas da rede municipal e para o desenvolvimento de Encantado e região. “Nosso objetivo é tornar Encantado um polo gerador de talentos, e o Centro dará condições para que isso seja alcançado”, diz.

A próxima fase do projeto prevê a ampliação dos espaços para receber associações e entidades, como a Associação dos Municípios do Alto Taquari, que deverá ocupar uma das salas. Quando finalizado, o objetivo é que o Centro de Inovação inclua a criação de uma incubadora pedagógica, programas de educação empreendedora, eventos de networking e outras iniciativas de aprendizado inovadoras. São planejados ambientes dedicados a atividades como EdTechs, cultura maker, robótica e modelagem, prototipagem digital, coworking, e uma arena para eventos e apresentações.

Sair da versão mobile