Ícone do site FORÇA DO VALE

ENEM x jovens: como se preparar emocionalmente para o vestibular?

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 começaram no dia 10 de maio, mas já preocupam boa parte jovens que estão se preparando para o vestibular. A prova, que reúne 180 questões, é uma das maiores responsáveis pela ansiedade causada nos vestibulandos.

Para a psicóloga, psicanalista, psicoterapeuta e física, Beatriz Breves, é necessário trabalhar o emocional para aumentar a confiança e diminuir o estresse na hora de responder o questionário. ”

O estudante mais confiante é aquele que fala dos sentimentos“, afirma Breves.

A especialista, que dedicou mais de 35 anos no estudo da Ciência do Sentir, revela que as pessoas — não apenas os estudantes — deixam de priorizar o cuidado das emoções.

Segundo a psicanalista, existem mais de 500 sentimentos que podem ser ativados ao longo da vida, mas não saber decifrá-los pode atrapalhar a oportunidade de superar qualquer obstáculo a ser enfrentado: “quando chega perto de um momento importante como vestibular, por exemplo, muitos estudantes não sabem lidar com o que sentem, gerando mais conflitos e angústias, ao invés de concentração.

Como controlar a ansiedade durante as provas?

Nem tudo está perdido. A pressão sempre vai existir, mas com muito empenho e trabalho mental, é possível garantir um resultado justo e sem preocupações excessivas. Veja algumas dicas para superar a ansiedade:

Estude com antecedência:  Quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá. O ideal é que você mude a forma de encarar os testes. Em vez de enxergá-los como um mal necessário, passe a vê-los como um desafio e uma oportunidade de demonstrar sua disciplina, empenho, inteligência, memória e raciocínio.

Mantenha uma atitude positiva: Se manter positivo e confiante durante o preparo e a aplicação da prova pode contribuir para o melhor desempenho do aluno.

Mantenha-se saudável: O corpo ativo aliado à boas noites de sono fazem com que você estimule o trabalho do cérebro, potencializando o raciocínio rápido e a memória. Além disso, é comprovado que a prática de exercício físico reduz o estresse e ansiedade.

Respire fundo e fique atento: A prova não é um bicho de sete cabeças. Você estudou, se preparou para ela e sabe as respostas. Por isso, tente manter a calma e respire profundamente antes de começar e quando se sentir nervoso. O exercício de respiração profunda pode diminuir a ansiedade e melhorar a concentração.

Anote fórmulas e dados: No decorrer ou até mesmo antes de começar a prova, anote nela mesmo ou em um rascunho dados e fórmulas que estudou e decorou. Assim, você não precisará se preocupar com a possibilidade de esquecê-los.

Avalie as questões: Saber administrar o tempo pode ser uma das soluções de como diminuir ansiedade. Por isso, determine um tempo “x” para cada questão. Não perca tempo com as perguntas que você não sabe a resposta: não se desespere e passe para a seguinte. Depois de responder todas as questões possíveis dentro do tempo estipulado para cada uma delas, volte para as que não conseguiu responder e dedique o tempo que resta para tentar de novo. Mas, não esqueça que não é preciso acertar toda a prova para tirar uma boa nota.

Sair da versão mobile