Ícone do site FORÇA DO VALE

Escola Farrapos tem a melhor nota do Vale na avaliação do Ideb

O grito foi de euforia, quando perguntados se gostam de estudar no Farrapos. O “euuuu” em alto e elevado tom, seguido de braços erguidos e muita alegria, demonstra que muito mais do que uma escola com boas notas no processo de avaliação do Ideb, a EEEF Farrapos é um local onde a harmonia se sobressai às diversidades de qualquer espécie.

“Somos muito insistentes, sim, com a metodologia; queremos resultados positivos sim; mantemos práticas consideradas tradicionais, como fila, uso de uniforme e cobrança sobre temas e atividades, mas andamos lado a lado com o aluno, com suas famílias, dialogamos, debatemos e buscamos igualdade de oportunidade para todos”, destaca a diretora da escola que lidera o ranking das escolas do Vale do Taquari com melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A avaliação apresentou a nota 7.6 para os alunos do Farrapos, sendo a maior dentre as escolas públicas das cidades do Vale. A nota está 1,6 acima da média proposta para esse ano, que foi de 6.0, e foi considerada muito positiva pela equipe diretiva. “7.6 é uma média boa, mas podemos melhorar muito. Observamos que essas avaliações externas nem sempre são levadas com seriedade pelos alunos na hora das provas; queremos estimular os pais e os alunos para que entendam como funciona a avaliação de modo que possamos melhorar a nota geral, com total dedicação dos alunos; comemoramos esse resultado e avaliamos que podemos melhorar”, declara a diretora Márcia.
Ela diz que tão importante quanto uma boa nota é pensar de que modo a escola pode definir a vida do aluno enquanto cidadão, suas responsabilidades e suas escolhas. Conforme Márcia, essa classificação é mérito de toda a comunidade escolar, pois tem o empenho do professor, do aluno, dos pais, de quem faz a comida, de quem recepciona o aluno. “É a maneira sobre como nos preocupamos com o aluno”, frisa.

Márcia Graciola, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Farrapos

Trabalho ainda mais árduo em 2020

As provas que deram origem à essa nota foram aplicadas ano passado e certamente o conteúdo trabalhado em 2020, mesmo que remotamente, incidiu nas questões. O ano em que as aulas presenciais foram suspensas integralmente não minimizou os esforços da equipe de trabalho do Farrapos. Pelo contrário! “Foi um ano de um trabalho muito árduo; focamos muito no pedagógico e trabalhamos 15, 16 horas por dia, sem interrupção, de segunda a segunda, preocupados com o acesso à plataforma, e antes mesmo da proposta governamental permitir o uso do classroom, já estávamos atuando nele, com a ajuda de toda a comunidade para que pudéssemos entrar com a sala virtual. Fomos muito rápidos, com destaque para a atuação das mães e dos alunos multiplicadores; isso fez, e ainda faz, toda a diferença”, comemora Márcia.

Motivo de orgulho para os pais

Pais e participantes do CPM da escola Farrapos sentem-se orgulhosos e honrados em ter seus filhos estudando nessa escola. De acordo com a presidente do Círculo de Pais e Mestres e mãe de aluna, Deise Werlang, o Farrapos é uma escola preocupada no desenvolvimento do ser humano como um todo, buscando atender os interesses de seus alunos. “Tanto a equipe diretiva quanto os professores estão sempre vigilantes quanto às questões ligadas à educação, que repercutem profundamente na vida do aluno e sua formação escolar. Enfim, nós, pais, somente temos a agradecer ao trabalho, à dedicação, à empatia, ao empenho da equipe diretiva, do corpo docente e seus colaboradores que desempenharam suas funções tão brilhantemente para formar essa bela Família Farrapos e obter esse belo resultado.”

Deise Werlang, presidente do CPM do Farrapos

O quanto a pandemia impactou nas escolas e nos alunos

Na rede municipal de Ensino, as notas do Ideb ainda estão sendo avaliadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, todas as notas baixaram. “Estavamos ansiosos por esta avaliação pois ela traz o resultado do aprendizado no período da pandemia” diz a secretária de educação de Encantado parabenizando o desempenho das escolas. “Nos anos finais, a EMEF Mundo Encantado se destaca novamente, se posicionando como a 7ª melhor nota no RS” comemora a gestora.
De acordo com Stefanie Casagrande, a reprovação e a evasão escolar são dois fatores que contam muito na pontuação do Ideb. “E a rede municipal optou por reprovar, enquanto o Estado não reprova e isso acaba baixando a pontuação das nossas escolas; mas no geral, o desempenho da rede foi positivo e estamos vendo o que precisa ser feito para melhorar”, destaca.

Stefanie Casagrande, secretária de educação

MELHORES EM MATEMÁTICA

O Ideb avalia o aprendizado do aluno por meio de provas de Matemática e de Língua Portuguesa, além de considerar pontuação em outros quesitos. Na rede municipal, as melhores notas vieram nas provas de Matemática. “Na nossa melhor nota em nível municipal, no caso Mundo Encantado, em relação ao 9º ano, ficamos em 7º lugar no Estado, com Ideb de 6,9. Se a taxa de aprovação fosse 100%, teria ficado em 5º lugar. A nota de português foi a 5ª melhor (314 pts na Mundo Encantado e a melhor nota geral foi 324 pts). Em matemática foi 313 pts na Mundo Encantado, sendo que a melhor nota foi 346 pts.

Sair da versão mobile