O período de inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2024, termina nesta sexta-feira (15). Nessa edição, o Ministério da Educação (MEC) ofertará 67.301 vagas em 1.260 instituições privadas. O MEC divulgará a ordem de classificação e pré-seleção no dia 21 de março, em chamada única.
Este ano, o programa conta também com o Fies Social, que reserva, no mínimo, 50% das vagas do Fundo para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que tenham renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Para ter direito às vagas reservadas, é preciso ter feito a inscrição no CadÚnico até a data-limite de 10 de fevereiro de 2024.
Todos os interessados precisam ter conta no gov.br. Se o interessado já estiver registrado, basta realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Fies são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Veja como fazer a inscrição:
Ao acessar o Portal Único de Acesso, o candidato deve clicar em “Inscreva-se”, a primeira caixa informativa do cronograma. O portal direcionará o usuário para o Sistema do Fies. Nessa tela, basta clicar no botão “Entrar com gov.br”. Caso não tenha cadastro no portal do governo federal, será necessário criar uma conta.
Quando o candidato realiza o login no Fies, o sistema identifica, automaticamente, a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) válida na qual foi obtido o melhor desempenho para participar do processo seletivo. Nessa tela, o usuário deve confirmar os dados pessoais.
O passo seguinte é o questionário socioeconômico e depois o candidato irá preencher informações sobre o grupo familiar. Na sequência, será preciso selecionar o curso e confirmar a escolha, clicando no botão “Escolher Curso”. O candidato pode escolher até três opções de curso, no mesmo grupo de preferência ou em grupos diferentes.
Durante o período de inscrição, o usuário poderá alterar suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição, bem como cancelar a inscrição. Uma vez realizada a alteração ou o cancelamento, o candidato deverá concluir novamente a inscrição alterada. A classificação será feita com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema pelo candidato.