Ícone do site FORÇA DO VALE

Lume inaugura a “Lume Pais e Filhos”

Nomes de pedagogos e filósofos que atuaram no século passado, como Maria Montessouri, Paulo Freire, Loris Malaguzzi e Emmi Pikler, estão em evidência na rotina pedagógica da Lume Pais e Filhos, a escola de educação infantil criada há dois anos e a mais jovem integrante do Grupo Lume.

Sua sede própria foi inaugurada no último dia 05 de dezembro, situada na Avenida Padre Anchieta, na entrada da Rota do Desenvolvimento, em uma solenidade que contou com a equipe de trabalho, representantes de pais e autoridades locais.

O local é estratégico, tendo vista a facilidade de acesso dos pais dos alunos matriculados. A estrutura física apresenta espaços planejados e ajustados para o melhor atendimento das crianças de quatro meses a dez anos e é uma das características diferenciadas desta escola, que atende em cinco formatos: Berçário Nido, Seme 1, Seme 2, Bambini e turno inverso ao da escola.

Porém, de acordo com seu diretor, Luciano Fontana, a principal característica da Lume Pais e Filhos é a proposta pedagógica desenvolvida a partir da percepção sobre o que há de melhor nas metodologias deixadas por Montessouri, Magaluzzi, Pikler e Paulo Freire. “Pesquisamos individualmente cada uma dessas contribuições e procuramos desenvolver em cada fase da educação infantil o que há de melhor em cada uma delas, seja nas práticas de desenvolvimento intelectual, psicomotora, envolvendo pais, filhos e escola, numa troca de experiências que levem à autonomia e independência da criança”, explica.

O novo espaço contempla o atendimento de 80 alunos e a expectativa é que as novas salas e os espaços externos possam atender bem às demandas de formação e estímulos das crianças, trabalhados por meio de cinco áreas de aprendizagem: linguagem, sensorial, matemática, cultura e vida prática. “No refeitório, por exemplo, há pia de louça para adulto e pia para criança, adaptada ao seu tamanho, porque, além da alimentação saudável, trabalhamos a ajuda mútua e o senso de responsabilidade, em que cada um é responsável pelo que produz, seja o lixo, a louça que usou, etc”, explica o diretor.

Resgate das origens

Dos quatro pedagogos de renome que têm suas metodologias replicadas na Lume Pais e Filhos, dois são italianos (Montessoni e Malaguzzi), um é austríaco (Pikler) e um brasileiro (Paulo Freire). Apesar de os italianos serem maioria nesse contexto, o fator que levou a diretoria a dar nomenclaturas italianas para as modalidades de educação infantil oferecidas pela escola foi o resgate histórico-cultural, uma vez que Encantado foi colonizada por italianos. O berçário foi batizado de Nido (ninho em italiano), as duas intermediárias foram batizadas de Seme 1 e 2 (seme = sementes) e a pré-alfabetização foi batizada de Bambini.

Projeto de férias

A Lume Pais e Filhos tem como finalidade formar integralmente o aluno, visando o desenvolvimento pleno da sua personalidade. Essa formação se dá por meio de projetos específicos para cada modalidade, desde o Nido até o Bambini, durante todo o ano.

Durante as férias escolares de janeiro e fevereiro, entretanto, a escola desenvolve projeto específico, mais flexível, considerando a presença alternada dos alunos. “É um período em que a família viaja, que as crianças vão passear na casa dos tios, avós e demais familiares, ou seja, a frequência não é constante, por isso as atividades são mais voltadas à recreação”, diz Luciano.

O projeto Férias inicia em 9 de janeiro e encerra em 21 de fevereiro. No dia seguinte, iniciam-se os projetos alinhados ao ano letivo.

Matrículas

Informações sobre matrículas, horários de atendimento e demais informações sobre as modalidades de ensino e aprendizagem podem ser obtidas pelo whatsApp da escola, 51.99532.5083

Sair da versão mobile