Ícone do site FORÇA DO VALE

Primeira semana do turno integral nas escolas municipais de Encantado é agitada

Cerca de 500 alunos já entraram na rotina das atividades do turno integral nas escolas de ensino fundamental Érico Veríssimo, Batista Castoldi e Centro Municipal de Educação “Encantado”.

As aulas iniciaram no dia 4 de abril, no horário das 7h30min às 17h no Érico Veríssimo e das 12h30min às 16h30min nas demais escolas, para as turmas do pré ao 9º ano.

Escola Batista Castoldi

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande, a primeira semana foi bastante positiva. “Há ajustes para serem feitos, o que é normal, pois mudamos totalmente a dinâmica da escola. Mas estamos muito animados com as projeções. Tudo foi muito bem aceito pelos alunos”, avaliou.

 

O modelo pedagógico adotado segue a metodologia da Rede Calábria, entidade parceira do município na implantação do turno inverso. O currículo contempla cinco eixos de aprendizagem: letramento, numeramento, iniciação científica, educação para o sensível e inovação.

Centro Municipal

Conforme a coordenadora da Rede Calábria em Encantado, Lais Gomes, a proposta busca ampliar o horizonte informacional e cultural dos alunos, assim como oportunizar o exercício das competências adquiridas no currículo regular.

“O programa oportuniza experiências diversificadas, desenvolvidas tendo as necessidades e disposições de cada faixa etária como vetor de planejamento, projetando uma trilha de vivências que permitem às crianças desenvolverem de forma prática e atitudinal as habilidades apontadas nos conceitos que buscamos despertar”, explica. “Esse modelo pedagógico não fomenta apenas uma metodologia, mas uma cultura que imprime admiração e interesse por aprender e na qual os educadores permanecem em constante autoeducação, pois é do modelo de adulto em constante desenvolvimento que a criança se espelha para pautar também a sua jornada”.

Escola Érico Veríssimo, nas aulas de robótica

Primeiras atividades

No Centro Municipal de Educação “Encantado”, os alunos desenvolveram a dinâmica “Minha Escola, Meu Espaço!”. As crianças relataram, em forma de desenho e uma palavra, o espaço que eles mais gostam na escola. Outra atividade trabalhou o nome do município a partir da lenda sob a perspectiva dos índios e dos imigrantes.

Na Érico e na Batista Castoldi, as turmas colocaram a mão na terra para os cuidados com a horta. E, na Érico, os alunos tiveram o primeiro contato com os equipamentos do Contêiner Maker para a aula de robótica.

Sair da versão mobile