Conquistar novos espaços no mercado e ampliação na produção de embutidos e cozidos fazem parte do planejamento estratégico da Cooperativa Dália Alimentos para o ano de 2023. O novo posicionamento fez com que a Dália, há u mês, lançasse a linguiça de frango, que em breve estará disponível no RS.
“O objetivo principal desse movimento é a redução de ofertas de carnes (cortes) in-natura para o mercado, ou seja, ao invés de ser vendida na forma de cortes, a carne de suíno, por exemplo, vira matéria prima para a produção de embutidos e cozidos”, explica o Vice-presidente Executivo e Gerente da Divisão Comercial Carnes e Derivados, Igor Estevan Weingartner.
Weingartner detalha que o lançamento de novos produtos é uma das estratégias de marketing para conquistar espaço no mercado e ampliar visibilidade da cooperativa. Além disso, pretende-se aumentar o volume de comercialização dos produtos da empresa. “Um cliente que já compra a linguiça de carne suína para o seu churrasco agora poderá consumir a linguiça de frango”.
Segundo o vice-presidente executivo, a inserção de novos produtos no catálogo Dália, aumenta as chances de obter êxito em vendas e iniciar grandes parcerias. “A ideia de ampliação de mix é alavancar as vendas, ganhar visibilidade e espaço no mercado, utilizando os canais de venda já estabelecidos”.
Desafios
No entanto, ele assegura que existem desafios em relação a produção e inserção no mercado. “A introdução de novos produtos aumenta a complexidade de fabricação na indústria, pois são novos processos fabris e isso compreende novas máquinas, inclusive a ampliação dos itens de almoxarifado. Além disso, é imprescindível uma ampla pesquisa de mercado”, salienta.
Seguros no mercado
O gerente ainda afirma que, com o mix de produtos, a empresa busca por rentabilidade, mas é necessário trabalhar de forma coerente. “Tudo deve ser bem planejado antes de cada decisão. Queremos estar seguros para não investirmos recursos em projetos com alta taxa de risco”, ressalta.
De acordo com Weingartner, o planejamento comtempla explorar produtos que já são reconhecidos pelo mercado e consequentemente aumentar o volume e canais de venda.
Valor agregado
“O conceito de produto agregado é relativo, nem sempre um produto que é vendido por um alto preço nominal, necessariamente é algo que entrega lucro para empresa”, explica.
Ele ressalta que muitas vezes produtos de valor agregado podem resultar em prejuízo para empresa, visto que, o custo de produção é muito alto. “Agregação de custo de produção pode ocorrer através de muitas horas de mão de obra, custo de embalagem, quebra técnica entre outros fatores. Precisamos pensar em tudo, inclusive com as mudanças de mercado que pode ocorrer a qualquer momento e consequentemente resultar em uma alteração de estratégia.”
Linguiça de frango
A comercialização de linguiça de frango teve como primeiro destino o norte e nordeste do Brasil. “Nessas regiões do país, há uma grande tradição de comercialização de linguiças em embalagens de 5 kg e por isso, é também um mercado que tem mais tradição de consumo”, indica Weingartner.
Já os gaúchos possuem o hábito de consumir linguiças com base em carne de suíno e rês, sendo que linguiça de frango “não é tão tradicional por aqui”.
No entanto, nas próximas semanas esse novo produto estará disponível na região do Vale do Taquari em uma embalagem de 800g. “O consumidor poderá levar para casa e provar essas pequenas porções. Portanto, convidamos a todos para provarem esse delicioso salsichão de frango que leva a marca e qualidade Dália”, conclui.