Ícone do site FORÇA DO VALE

Atletas da Apae de Encantado conquistam sete medalhas na etapa estadual

Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Encantado se destacaram na XXI Olimpíada Especial das Apaes RS edição estadual, que ocorreu na última semana, no Complexo Esportivo da ULBRA, em Canoas, e retornaram para casa ostentando medalhas no peito e largo sorriso no rosto.

Embarque para Canoas

A competição, organizada pela Federação das APAEs (FEAPAES-RS), com apoio da Universidade Luterana do Brasil, do Governo do Estado e da prefeitura de Canoas, reuniu mais de mil atletas gaúchos, em 11 modalidades, entre elas Atletismo, Basquetebol, Futsal, Futebol de Sete, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Natação, Tênis de Mesa, Capoeira e Bocha Adaptada.

Os atletas Patrick de Freitas (18), Tainara Saurin (26), Jorge Henrique Graff, (33), Mateus Tiago Arrojo de Nicol (21) e Angélica Andrieli Streck (13) estiveram representando o 8º Conselho – no qual compreende os municípios de Arvorezinha, Encantado, Lajeado, Estrela, Teutônia, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires – e para chegar a fase estadual passaram pela etapa regional que ocorreu em Lajeado, em novembro do ano passando, quando no total 14 alunos da instituição participaram das provas. Eles foram acompanhados dos professores Romulo Bergmann Klepker e Gabriela Botassoli Dalcorso.

Conforme a diretora Floraci Simone Basseggio este é um momento muito esperado pelos alunos. “Eles se prepararam com espírito competitivo, mas também de solidariedade com os colegas. Através da Olimpíada mostram o seu potencial esportivo, elevando a autoestima e a oportunidade de inclusão na sociedade”, destaca.

Segundo o educador físico, a ansiedade toma conta dos competidores, trazendo muita alegria e entusiasmo.

“Durante a preparação, através das aulas de Educação Física, do projeto de capoeira e de treinos semanais com os classificados, eles ficam muito motivados e isso ajuda muito no desenvolvimento deles, sem contar nos inúmeros benefícios sociais, pois acaba sendo também uma forma de inserção em outros espaços da comunidade”, frisa.

“Os alunos ficaram extremamente felizes com as conquistas e nós como escola ficamos muito orgulhosos deles, pois sabemos do potencial de cada um, porém eles não tem oportunidades de mostrar. Acredito na força do esporte que dá oportunidade para todos e é uma ferramenta poderosa de inserção social. Para mim como professor é um sentimento de alegria e realização, pois pude acompanhar todo o processo de preparação de cada atleta, priorizando suas habilidades e os colocando em seus lugares de destaque”, acrescenta Klepker sobre as medalhas conquistadas pelos alunos.

Alunos com os professores Romulo e Gabriela

Agora, todos aguardam o resultado da classificação para a fase nacional, que acontecerá em dezembro, no Sergipe.

Modalidades

Nas modalidades coletivas, como futsal e capoeira, foram agrupados os melhores atletas do Conselho para formar as equipes.

Medalhas

 

Sair da versão mobile