Ícone do site FORÇA DO VALE

Aproximadamente 150 vagas são preenchidas no 1º Feirão de Oportunidades

Com objetivo de criar um espaço onde os trabalhadores puderam acessar 200 vagas de emprego disponíveis em Encantado, o 1º Feirão de Oportunidades, no último sábado (24), em frente à Casa de Cultura, atingiu as expectativas do Sine de Encantado e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento do município.

Segundo a organização, 180 pessoas passaram pelo local. O evento teve a participação de 22 empresas e aproximadamente 150 inscrições para vagas disponíveis. Destas, 75% foram mulheres e 25% homens, sendo 90% moradores do município de Encantado e 10% de cidades vizinhas. Das 200 vagas ofertadas, 150 foram para o setor industriário, 30 para o comércio, 30 para setores administrativos, 15 para a área da construção civil e 20 para cargos técnicos.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) efetuou 20 cadastros para jovens aprendizes. A unidade móvel do FGTAS Sine também esteve estacionada em frente à Casa de Cultura ofertando vagas de trabalho. As instituições de ensino LUME e Unopar fizeram a divulgação de cursos. O evento teve também a participação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Para o coordenador do Sine de Encantado, Franklin Lisboa, o evento foi de grandes proporções e teve mais adesão em relação a realizações similares, ocorridas em anos anteriores. Ele observa que o evento vai de encontro a necessidade das empresas e trabalhadores. “Esperamos poder desenvolver mais eventos do tipo, criando oportunidades e facilitando a todos o acesso às tantas vagas de emprego que encontramos em Encantado”, diz.

A realização contou também com outras atrações, como a Feira do Artesão, Feira do Produtor, apresentação da Orquestra Jovem Municipal e Exposição “Cristo Protetor em Tela – Construção”. A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente, esteve disponível para atualização de cadastros, agendamento de pré-câncer, solicitação de mamografia e testes rápidos. O evento teve também participação do Espaço Cuidar, do Hospital Beneficente Santa Terezinha e PA+, que esteve fazendo medição de pressão e verificação de glicose.

O evento programado para acontecer durante todo o dia, ocorreu somente na parte da manhã, devido ao forte calor. O secretário de Turismo e Desenvolvimento, Cris Costa, destaca que a decisão pelo cancelamento teve participação das empresas participantes. “Recebemos retornos positivos, da população e também das empresas. Apesar da necessidade de interrompermos, o evento superou as expectativas. Estamos discutindo a possibilidade de promove-lo trimestralmente, algo que já é construído em parceria das empresas e comércios”, conta o secretário.

Ele reitera o compromisso da Administração Municipal em gerar oportunidades de emprego no município, por meio de diversas iniciativas, que vão desde incentivos às empresas para fortalecimento e desenvolvimento do setor industriário à preparação de profissionais para o mercado de trabalho. De acordo com Cris, seguindo essa política, será divulgado em breve 80 vagas de cursos profissionalizantes, já que o município foi contemplado através do Qualifica RS. Os critérios para a oferta dos cursos estão sendo definidos. “Não adianta só oferecermos as vagas de emprego, precisamos dar oportunidade de qualificação”, pondera.

Sair da versão mobile