Ícone do site FORÇA DO VALE

Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales lidera esforços para revitalizar a cidade após sucessivas enchentes

Eduardo Salgado é o presidente da Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales. Foto: Divulgação

Nos últimos meses, Roca Sales enfrentou quatro enchentes— em setembro, novembro e duas vezes em maio. O município sofreu com a destruição de casas e propriedades rurais, empresas afetadas, migração de moradores e a perda de vidas. Em meio a esse cenário, a Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales (AARRS) foi criada, com o objetivo de coordenar e executar ações que contribuam para a recuperação da cidade.

A entidade, que existe há cerca de três meses, surgiu da união de empresários e lideranças locais comprometidos com a revitalização do município. O presidente da AARRS, Eduardo Salgado, explica que o foco inicial foi organizar uma entidade sem fins lucrativos e sem envolvimento político. “O grupo é composto por pessoas sem vínculos partidários. Inclusive, dois dos nossos membros se desfiliaram para fazer parte”, conta.

O principal objetivo da AARRS é estruturar o Plano Diretor. De acordo com Salgado, após procurar a prefeitura e a Univates, a associação conseguiu avançar nas discussões sobre o plano, que estava parado. “Esse é o nosso ponto de partida para tornar a cidade próspera novamente”, ressalta.

Outro foco é a construção de duas novas pontes, uma delas na Rua 21 de Abril, na lagoa do Delay. Para isso, a associação já está captando recursos para a realização dos estudos hidrológicos e topográficos necessários. “São estudos caros, em torno de R$ 60 mil, mas essenciais para pleitearmos a construção dessas pontes”, explica. Ele acrescenta que a ponte no centro da cidade já tem um projeto cadastrado na Defesa Civil Nacional.

Segundo ele, a entidade conta com o apoio de grandes empresários da região, além de uma construtora de fora do estado que está colaborando com projetos habitacionais. Entre as iniciativas da AARRS estão a recuperação de praças e quadras esportivas, inspiradas em cidades que se adaptaram após grandes enchentes.

A AARRS também está desenvolvendo um planejamento estratégico que visa, além das ações emergenciais, pensar Roca Sales a longo prazo. Conforme Salgado, a ideia é transformar a cidade em um modelo de sustentabilidade, com a recuperação de córregos e melhorias nas estradas e no pavimento asfáltico, que foi danificado pelas enchentes.

O presidente destaca que a associação, além de focar na recuperação estrutural, também trabalha para resgatar a autoestima da população. “Precisamos recuperar a confiança das pessoas, fazer com que elas acreditem que Roca Sales pode voltar a ser uma cidade organizada e atraente para investimentos”, diz.

No dia 18 de outubro, será realizado um evento para apresentar suas ações e projetos à comunidade. A festa, com previsão de público de 600 pessoas, contará com o apoio da cidade de Nova Roma do Sul, que também sofreu com a perda de pontes, além da organização de um jantar comunitário. “Convidamos todos os rocassalenses a participar, conhecer nossas e ideias e nosso trabalho em busca da reconstrução do nosso município”, conclui.

 

Sair da versão mobile