Uma comitiva de Encantado viajou, neste domingo (22), com destino às cidades de Foz do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e Entre Rios do Oeste.
O grupo é composto pelo prefeito de Encantado, Jonas Calvi; presidente do Codevat, Luciano Moresco; conselheiro do Codevat, Marcos Antonio Hinrichsen; secretária da Agricultura, Angélica Sfoglia; secretário do Desenvolvimento, Roberto Pretto; secretário da Inovação, Gustavo Radaelli; vereador Roberto Salton; representante da Cooperativa Dália, Graziela Claudia Caliari Botega; diretor da BSW Ambiental, Daniel Schmitz; e pelo Supervisor Regional da Emater, Cezar Burille.
A comitiva vai buscar conhecimento sobre biodigestores, que transformam matéria orgânica em fonte de energia renovável e adubo. Hoje, segunda-feira (23), o grupo está visitando o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), em Foz do Iguaçu.
À frente do debate estão o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, Emater/RS-Ascas e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). “Criamos um grupo voltado ao agronegócio, atento ao desenvolvimento sustentável do setor”, explica o presidente do Codevat, Luciano Moresco.
Segundo ele, um dos gargalos para ampliar a criação de suínos, por exemplo, é o destino dos dejetos. “A Legislação delimita o volume e muitos produtores já não conseguem mais ampliar o plantel”. De acordo com Moresco, o sistema com biodigestor seria uma alternativa para destinação correta dos dejetos, além de oferecer novas fontes de energia.
O gerente da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, fala da importância de ampliar o debate sobre a correta destinação de dejetos, além do interesse de envolver a Univates, Embrapa, municípios, governo do Estado e entidades do setor.
“Nosso Vale do Taquari é muito produtivo, mas precisamos ter o cuidado na questão ambiental. Gerar energia limpa e evitar contaminação do solo são aspectos importantes”, comenta Brandoli.