Centenas de pessoas, entre lideranças políticas, eleitores, amigos e familiares prestaram as últimas homenagens ao vereador Joel Bottoni, 33 anos, nesta terça-feira, 19. O parlamentar lutava contra um câncer há cerca de cinco anos e estava internado na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, quando foi a óbito na segunda-feira, 18.
O velório se estendeu das 20h do dia 18 até às 7h do dia 19, na Câmara de Vereadores, quando a comunidade pode se despedir de Joel. Em seguida, o corpo foi levado em cortejo, acompanhado pela Brigada Militar e o caminhão do Corpo de Bombeiros, até a localidade de Palmas, onde o velório prosseguiu até às 10h. O sepultamento ocorreu no Cemitério São Carlos.
A presidente do legislativo, Sandra Vian Buffon, destaca que Joel foi um grande líder ao trazer de volta a autoestima da comunidade de Palmas, a qual residia. Recordou que o vereador conquistou diversos recursos e teve envolvimento em boa parte das obras lá executadas, proporcionando qualidade de vida e bem-estar aos moradores. “O Joel tinha uma alegria permanente, ele conquistava as pessoas por onde passava e o seu espaço, sempre pensando no coletivo. Ele tinha um coração nobre e bondoso, se esquecia dele para ajudar o próximo. Ficam as lembranças dele sempre sorrindo e de seu legado de que a vida é para ser vivida, que ela é boa e que devemos usufruir da melhor forma possível”.
Trajetória política
Joel concorreu pela primeira vez nas eleições de 2016, quando recebeu 342 votos. Ficou como primeiro suplente da Coligação Encantado Quer Mais (PSDB, PP e PT) e assumiu uma cadeira no Poder Legislativo quando o vereador Luciano José Moresco se licenciou para assumir como Secretário Municipal.
Na sequência, em setembro de 2017, assumiu como secretário de Agricultura na administração Adroaldo Conzatti e Enoir Cardoso. Nas eleições de 2020 foi eleito como o vereador mais votado pela sigla Tucana, com 706 votos. Joel exercia pela segunda vez seu mandato de vereador e, também, como líder de situação. Atualmente era vice-presidente do PSDB de Encantado.
Homenagens
Durante o velório, Joel recebeu mensagens de carinho de diversas instituições como dos Poderes Legislativo e Executivo, do Partido da Social Democracia Brasileira ao qual era filiado, da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), da União dos Vereadores do Brasil (UVB) e do Clube Esportivo União.
“Joel foi um grande líder comunitário”, enfatiza Felipe Henrique da Silva, amigo de infância. Emocionado lembra os tempos antigos do Clube Esportivo União, quando os dois eram gandulas e depois passaram a integrar o time como jogadores. “Chegou um momento em que o clube estava ativado, mas não haviam mais jogos. Decidimos então assumir a diretoria. O Joel como presidente e eu de vice. Éramos jovens, mas tínhamos muita vontade de fazer as coisas darem certo”.
No segundo ano à frente do clube, se classificaram para o regional de veterano e sagraram-se campeões. “O Joel sempre esteve envolvido com a comunidade e depois na política. Se não fosse por ele, não teríamos metade do que temos hoje em Palmas. Além de perder um líder, eu perdi um amigo e irmão que eu nunca tive. Ele fará muita falta”, concluiu.
Cadeira no legislativo
Com o falecimento de Joel, quem assume a vaga na Câmara é a suplente do PSDB, Aline Costa Ganasini, uma vez que a primeira suplente Jaqueline Taborda já estava convocada sem prazo determinado, no lugar de Cris Costa, que se afastou para ficar à frente da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento de Encantado.
A próxima sessão ordinária ocorre nesta quinta-feira, 21, a partir das 18h, no plenário da sede legislativa.