Consumo de álcool e música alta nas ruas de Montenegro serão proibidos a partir das 22 horas
A nova lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de som alto em locais públicos entre 22h e 8h deve entrar em vigor até o final da próxima semana. A exceção será a área às margens do Rio Caí, onde o consumo de álcool será permitido, mas sem som alto ou perturbações. A medida é uma resposta do Executivo às frequentes reclamações da população sobre desordem, violência e sujeira em ruas e praças, especialmente nos finais de semana e feriados.
A proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores nesta semana. Na justificativa, o prefeito Gustavo Zanatta aponta o impacto do consumo excessivo de álcool na segurança pública e na ordem social, destacando o efeito negativo desse comportamento na comunidade. Ele menciona a possibilidade de restringir o consumo também no Cais do Porto, caso ocorram desordens ou danos ao patrimônio.
A fiscalização será realizada pela Brigada Militar e pela Guarda Municipal, que poderão recolher bebidas e equipamentos de som. As penalidades variam de advertência a multas entre R$ 206,95 e R$ 413,90 em caso de reincidência.