O levantamento do Sistema Ocergs aponta que as cooperativas do Vale do Taquari registraram o crescimento de 22,4% e faturaram mais de R$ 7,97 bilhões em 2022. O resultado positivo é impulsionado pelo desempenho dos ramos crédito e agropecuário, que assinalaram expansão de 101,9% e 12,6%, respectivamente.
“Os números confirmam a relevância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social da região. As cooperativas do Vale do Taquari empregam mais de 8,8 mil pessoas e contribuem com a economia local e a distribuição de renda para as famílias”, destaca o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
No acumulado de 2022, o saldo de empregos com carteira assinada nas cooperativas do Vale do Taquari obteve um crescimento de 3,09%. O crescimento dos postos de trabalho no setor, que em 2022 registrou 8.844 empregos diretos, consolida a força e participação do Vale do Taquari, que concentra 11,6% dos empregos diretos em cooperativas do Estado.
O ramo saúde registrou incremento superior a 12% nos empregos, com a abertura de 55 postos de trabalho em 2022. Outro setor que gerou novos empregos foi o crédito, impulsionado pela abertura de mais um posto de atendimento cooperativo inaugurado no período. As cooperativas de crédito são responsáveis por 995 postos de trabalho no Vale do Taquari, o que corresponde a um incremento de 5,2% em 2022. Atualmente, as instituições financeiras cooperativas estão presentes em todos os municípios do Vale do Taquari, com 65 postos de atendimento cooperativo distribuídos em 36 cidades.
Crescimento do número de associados
O número de associados cresceu 4,9% e chegou a 461.467 pessoas. Pela capilaridade e diversidade das atividades econômicas em que está presente, o cooperativismo reúne 18 cooperativas no Vale do Taquari, divididas em cinco ramos: agropecuário (6 cooperativas), crédito (4), infraestrutura (3), saúde (2) e transporte (3).
Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2023
As cooperativas gaúchas registraram em 2022 o faturamento recorde de R$ 81,9 bilhões, com incremento de 14,9% em relação ao período anterior. Os dados que confirmam a posição de destaque fazem parte do relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2023, divulgado pelo Sistema Ocergs.
Os indicadores econômicos e sociais das cooperativas consolidam o momento de afirmação do cooperativismo no Rio Grande do Sul e marcam o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho.