Ícone do site FORÇA DO VALE

Dia da Pizza: tão popular quanto o feijão e o arroz nosso de cada dia

Hoje, 10 de julho, é o dia da Pizza. Alimento tão disseminado no território brasileiro, é atualmente um elemento fundamental da gastronomia italiana, mas este saboroso prato não nasceu na Itália, como muitos imaginam. Esta iguaria é elaborada com massa fermentada de farinha de trigo, banhada com molho de tomates e revestida de produtos diversos, geralmente alguma espécie de queijo, carnes defumadas ou não, ervas e até legumes e doces, inclusive o próprio sorvete. Por último, um toque de orégano ou de manjericão, e finalmente tudo é conduzido ao forno.

Origem

A história da pizza tem início há pelo menos seis mil anos atrás, provavelmente entre os egípcios e os hebreus. Ela não era, é claro, como é conhecida hoje, mas apenas um delgado estrato de massa – farinha mesclada com água -, chamado na época de ‘pão de Abrahão’, semelhante ao moderno pão sírio; era também conhecido como ‘piscea’, termo que futuramente derivaria para pizza. Outros estudiosos afirmam que ela era consumida pelos gregos, os quais produziam suas massas com farinha de trigo, arroz ou grão de bico, assando-as depois em tijolos ardentes. Três séculos antes do nascimento de Cristo, os fenícios tinham o hábito de recamar seus pães com carne e cebola; os turcos muçulmanos mantinham a mesma tradição ao longo da Era Medieval; assim, no intercâmbio de valores e elementos culturais entre povos distintos, durante as Cruzadas, esse costume desembarcou na Itália através do porto de Nápoles Antes de se tornar famosa, a pizza era um prato elaborado para matar a fome dos pobres que habitavam o Sul da Itália. Chega então a Nápoles, já considerada a terra da pizza, o conhecimento da expressão ‘picea’, que tinha a conotação de um disco de massa assada, coberto com substâncias variadas. Os vendedores ambulantes adotaram esta receita para, com o uso de alimentos baratos, nutrir os mais pobres. Geralmente esta massa vinha acompanhada de toucinho, peixes fritos e queijo.

No Brasil e no Vale

A pizza desembarcou no Brasil através dos imigrantes italianos, celebrizando o bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte deles na cidade de São Paulo. Até 1950 este prato se restringia mais aos círculos italianos, mas a partir deste momento ela se disseminou por todo o país, tornando-se logo um elemento cultural brasileiro. O dia da pizza começou a ser comemorado em 1985, sendo reservado para este fim o dia 10 de julho.

O Vale do Taquari tem dezenas de pizzarias e claro, um público fiel. Indústrias também são em grande número e todas se esmeram no cuidado em elaborar e entregar produtos de qualidade que você encontra nos
supermercados da região.

25 anos de Dona Ida e 20 da marca D’Itali pioneiras no ramo em Encantado

A indústria Congelados Dona Ida se orgulha de oferecer produtos para aqueles que buscam o sabor da comida caseira. Fundada em 1996 por Ida Teresinha Valer, é uma empresa familiar que prima pela qualidade para atender as pessoas que hoje estão sem tempo para elaborar uma boa refeição em casa e encontram na praticidade do congelado a solução do seu anseio. A indústria produz toda a linha de congelados bem como pizzas de vários tamanhos e sabores, risoles, coxinhas, pastel de forno, lasanhas, capeleti, massa caseira e pastel, tudo produzido pela família e seus colaboradores com maior carinho, tudo com verdadeiro sabor caseiro.

“Com o tempo conseguimos aumentar nossa produção  e fazer parceiras com o pessoal que trabalha com sorvete, sendo que trabalham com nosso produto  o ano todo” diz a empreendedora Juliana Valer Scartezini ao lado do irmão, Joel Valer, sócio no negocio. “Temos um catálogo bem variado de produtos e atendemos todo Vale do Taquari, e Rio Pardo, Centro Serra e Serra”.

A D’Itali Congelados iniciou  as atividades no ano de 2001, movidos pelo sonho de ser dono do próprio negócio. “Nossa meta sempre foi produzir com qualidade aliado ao sabor caseiro, garantindo assim a boa aceitação dos nossos produtos” diz Renata Santos que gerencia a fábrica ao lado da mãe, Dona Elsa.

“No início nossas vendas eram apenas na cidade, depois ampliamos para a região, sempre com produtos a pronta entrega, Ao longo destes anos construímos parcerias com algumas distribuidores que fazem grande parte da comercialização de nossos produtos na maior parte das cidades do estado RS e SC”.

Sair da versão mobile