Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a partir de duas peças: a taxa de rendimento escolar – aprovação – e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo instituto.
O primeiro parâmetro é obtido a partir do Censo Escolar, enquanto as médias de desempenho verificadas são as da Prova Brasil – Leitura e Matemática –, para Idebs de escolas e municípios, e do Saeb, no caso dos Idebs estaduais e federal.
A pesquisa avalia uma escala de zero a dez.
A secretaria municipal de Educação e Cultura de Encantado Greicy Weschenfelder comemorou o resultado. Ela salienta que a estrutura fornecida e o modelo de gestão do ensino inspirado no município de Sobral, no Ceará – que é reconhecido nacionalmente pelos avanços na educação, foram fundamentais para a melhora nos indicadores de desempenho.
“Felicidade é o nosso sentimento! Com a qualificação do trabalho nas aulas, como a Escola de Formação de Professores, o resultado vem” – comemorou a secretaria de educação do município.
Séries iniciais do ensino fundamental
As séries iniciais do ensino fundamental tiveram aumento e atingiram a meta esperada em Encantado. Entre os seis maiores municípios do Vale do Taquari Encantado, Lajeado e Taquari atingiram a meta prevista.
Rede municipal – A melhor avaliação do Ideb entre as escolas da rede municipal ficou com a EMEF Mundo Encantado, com 7,6. Entretanto, a escola havia sido avaliada no ano 2017 com a nota 8,1. Por outro lado, a EMEF Porto Quinze saltou de 6,3 em 2017 para 7,4 no ano 2019 e o Centro Municipal de Educação Encantado apresentou a maior variação positiva, saindo de 4,9 para 6,7.
Rede estadual – Na rede estadual a Escola Farrapos foi avaliada em 7,2 no ano 2017 e ficou com 7,0 em 2019 e a Escola Jardim do Trabalhador apresentou grande crescimento, saindo de 5,4 para 7,5. Já o Instituto Monsenhor Scalabrini se manteve em 6,8 e a Escola Antônio de Conto caiu de 6,5 para 5,8.
Séries finais do ensino fundamental
Apesar do crescimento em todos os níveis, as séries finais do ensino fundamental (EF) não atingiram a média projetada em Encantado. Nenhuma das seis maiores cidades da região alcançou a média prevista.
Rede municipal –
Rede estadual –
Ensino médio
Rede estadual – A média gaúcha foi de 4,2. Das seis maiores cidades do Vale do Taquari cinco ficaram acima. Encantado, Arroio do Meio, Estrela, Taquari e Teutônia. Lajeado ficou 0,2 pontos abaixo do determinado pelo Ministério da Educação.
Rio Grande do Sul
O Estado melhorou o desempenho, mas fica abaixo da meta do Ideb em todos os níveis de educação.
Séries iniciais do ensino fundamental atingiram a nota 6,0 em 2019, superior a nota 5,8 de 2017 mas abaixo da nota projetada de 6,1.
Nas séries finais do EF atingiram a nota 4,8 em 2019, superior a nota 4,6 de 2017 mas inferior a nota projetada de 5,6.
E no ensino médio, a mesma situação. Crescimento, porém sem o alcance da nota esperada. Nota 4,2 em 2019, superior a nota 3,7 de 2017 mas abaixo da nota projetada de 5,3.
Consulta
Todos os dados podem ser consultados através do seguinte endereço eletrônico: