Ícone do site FORÇA DO VALE

Educação: Encantado tem aumento no índice do Ideb em todos os níveis

Ideb. Encantado teve um acréscimo de 2017 para 2019 em todos os níveis de educação.

Ideb. Encantado teve um acréscimo de 2017 para 2019 em todos os níveis de educação.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a partir de duas peças: a taxa de rendimento escolar – aprovação – e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo instituto.

O primeiro parâmetro é obtido a partir do Censo Escolar, enquanto as médias de desempenho verificadas são as da Prova Brasil – Leitura e Matemática –, para Idebs de escolas e municípios, e do Saeb, no caso dos Idebs estaduais e federal.

A pesquisa avalia uma escala de zero a dez.

Ideb rede pública em Encantado.

A secretaria municipal de Educação e Cultura de Encantado Greicy Weschenfelder comemorou o resultado. Ela salienta que a estrutura fornecida e o modelo de gestão do ensino inspirado no município de Sobral, no Ceará – que é reconhecido nacionalmente pelos avanços na educação, foram fundamentais para a melhora nos indicadores de desempenho.

“Felicidade é o nosso sentimento! Com a qualificação do trabalho nas aulas, como a Escola de Formação de Professores, o resultado vem” – comemorou a secretaria de educação do município.

Séries iniciais do ensino fundamental

As séries iniciais do ensino fundamental tiveram aumento e atingiram a meta esperada em Encantado. Entre os seis maiores municípios do Vale do Taquari Encantado, Lajeado e Taquari atingiram a meta prevista.

Rede municipal – A melhor avaliação do Ideb entre as escolas da rede municipal ficou com a EMEF Mundo Encantado, com 7,6. Entretanto, a escola havia sido avaliada no ano 2017 com a nota 8,1. Por outro lado, a EMEF Porto Quinze saltou de 6,3 em 2017 para 7,4 no ano 2019 e o Centro Municipal de Educação Encantado apresentou a maior variação positiva, saindo de 4,9 para 6,7.

Rede estadual – Na rede estadual a Escola Farrapos foi avaliada em 7,2 no ano 2017 e ficou com 7,0 em 2019 e a Escola Jardim do Trabalhador apresentou grande crescimento, saindo de 5,4 para 7,5. Já o Instituto Monsenhor Scalabrini se manteve em 6,8 e a Escola Antônio de Conto caiu de 6,5 para 5,8.

Séries finais do ensino fundamental

Apesar do crescimento em todos os níveis, as séries finais do ensino fundamental (EF) não atingiram a média projetada em Encantado. Nenhuma das seis maiores cidades da região alcançou a média prevista.

Rede municipal

Rede estadual

Ensino médio

Rede estadual – A média gaúcha foi de 4,2. Das seis maiores cidades do Vale do Taquari cinco ficaram acima. Encantado, Arroio do Meio, Estrela, Taquari e Teutônia. Lajeado ficou 0,2 pontos abaixo do determinado pelo Ministério da Educação.

Rio Grande do Sul

O Estado melhorou o desempenho, mas fica abaixo da meta do Ideb em todos os níveis de educação.

Séries iniciais do ensino fundamental atingiram a nota 6,0 em 2019, superior a nota 5,8 de 2017 mas abaixo da nota projetada de 6,1.

Nas séries finais do EF atingiram a nota 4,8 em 2019, superior a nota 4,6 de 2017 mas inferior a nota projetada de 5,6.

E no ensino médio, a mesma situação. Crescimento, porém sem o alcance da nota esperada. Nota 4,2 em 2019, superior a nota 3,7 de 2017 mas abaixo da nota projetada de 5,3.

Consulta

Todos os dados podem ser consultados através do seguinte endereço eletrônico:

http://ideb.inep.gov.br/resultado/

Publicidade
Sair da versão mobile