Ícone do site FORÇA DO VALE

CHUVAS: Encantado, Roca Sales e Muçum monitoram situação. ‘Atenção mas não apreensão’, diz Defesa Civil

Imagem aérea da maior enchente da história da região, em Julho de 2020.

ARQUIVO | Imagem aérea da maior enchente da história da região, em Julho de 2020.

Um evento extremo de chuva atinge o Sul do Brasil nesta semana, com acumulados de precipitação extraordinários em algumas áreas.

Conforme dados da MetSul, em pontos do Nordeste do Rio Grande do Sul devem ocorrer os acumulados mais expressivos, o que deve levar a transtornos e cheias de rios com enchentes em diversas bacias. 

O tempo seguirá instável no Sul do Brasil na segunda, terça, quarta e, conforme alguns dados, ainda na quinta em poucas áreas. Os maiores volumes são esperados para terça e quarta-feira.

SITUAÇÃO REQUER ATENÇÃO

A instabilidade vai se intensificar com muita chuva e vento pela formação de um ciclone na região. Na segunda, à medida que a pressão cai, se espera intensificação da chuva, especialmente na Metade Norte gaúcha.

Na metade norte gaúcha, com um evento de chuva excepcional em algumas áreas, e risco de volumes tão altos quanto 400 mm a 500 mm em alguns pontos, a situação tende a se deteriorar muito com elevação de rios, cheias e enchentes que podem ser graves em algumas localidades.

Essa é a quantidade de chuva habitual para cinco meses. É crítico ainda o risco de transbordamento de córregos e arroios por conta dos volumes altos somados de vários dias e episódios de chuva torrencial.

PREVISÃO PARA ENCANTADO

Os dados do MetSul apontam 225 mm de chuva até quinta-feira em Encantado

O QUE DIZ A DEFESA CIVIL

As Defesas Civis da região estão atentas, mas as autoridades não vêem motivo de apreensão por parte da população, e sim de atenção.

Conforme Roberto Pretto, coordenador da Defesa Civil de Encantado, para termos enchente, atingindo moradias precisamos de 14m e ainda estamos distantes disso. Acima de nós choveu muito, na casa 100 mm em Vacaria e 90 mm em São Jorge, no restante choveu menos. Nós temos uma situação privilegiada quando comparados com Lajeado e Estrela, pois lá o Taquari coleta as águas do Rio Forqueta que também traz as águas de Arvorezinha e região.

SITUAÇÃO NO MOMENTO

Defesa Civil de Roca Sales também monitora situação

As autoridades lembram que tratam-se de previsões, e que não há a certeza de como a situação se desenvolverá.

Muçum emite alerta

Até o final do dia, o rio deve bater 4 metros acima do seu leito normal no Município.

Região

Ainda não há risco para inundações no dia 2 de maio.

Sair da versão mobile