Um estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) criou um novo indicador de desigualdade no Brasil, o Índice Brasileiro de Privação (IBP), lançado pelo instituto na quinta-feira, 10 de dezembro.
Com ele, foi possível elaborar uma espécie de ranking de qualidade de vida das cidades do país e constatar mais uma vez o abismo existente entre as regiões.
Com dados do último Censo, realizado em 2010 pelo IBGE, a Fiocruz agregou três áreas para a elaboração do ranking: educação, renda e condições de moradia da população, como saneamento. E, entre as 1.000 melhores cidades brasileiras em IBP, apenas 4 são do eixo Norte-Nordeste.
A cidade de São Vendelino, no Rio Grande do Sul, foi eleita a primeira colocada. O top-10 tem mais sete cidades da região Sul. Westfália-RS é a vice-líder, Balneário Camboriú-SC fica em quarto, e do sexto ao décimo lugar estão Dois Irmãos-RS, Tupandi-RS, São José do Hortêncio-RS, Pomerode-SC e Blumenau-SC.
Encantado entre as 100 mais
Encantado está no top-100 entre as as cidades brasileiras com menor nível de privação, conforme o índice criado pela Fundação Fiocruz.
O município de 22.880 habitantes encontra-se na 67ª colocação na Região Sul e 36ª em qualidade de vida no Estado do Rio Grande do Sul.
Entre todas as cidades brasileiras ocupa a posição de número 100.
Vale do Taquari
Na lista do IBP a região do Vale do Taquari aparece também na lista das 100 principais cidades com os municípios de Westfália (2º), Teutônia (19º), Estrela (39º) e Lajeado (58º).
Capitais
Entre as capitais estaduais, a melhor colocada é Curitiba, em 20º. Logo depois vem Florianópolis, em 34º. Porto Alegre está em 63º lugar.
São Paulo é a número 225 do ranking. O município do Rio de Janeiro aparece melhor, em 205º. O estado carioca tem como seu melhor representante a cidade de Niterói ( 85º lugar).
Ranking completo
Confira AQUI o ranking completo com 5.565 municípios brasileiros.