Ícone do site FORÇA DO VALE

Encantado: Moradores continuam jogando entulhos da enchente nas ruas

Restos de móveis, galhos e lixo comum depositados em via pública.

Restos de móveis, galhos e lixo comum depositados em via pública.

Na última segunda-feira, 24, após receber denúncias por telefone sobre a existência de lixo da enchente espalhado por ruas dos bairros Porto XV e Navegantes, o JFV foi até os locais averiguar a veracidade das informações.

Bairro Porto XV

Constatamos que ainda havia entulhos no Bairro Porto XV, na descida para o Picão. Em menos de 100m foram observados quatro montes de lixo, compostos de móveis, galhos e lixo comum.

 

Um dos moradores, que pediu o anonimato, informou que a Prefeitura já havia realizado por duas vezes a coleta dos entulhos, entretanto, vizinhos desrespeitam o meio ambiente.

Há vizinhos que quase diariamente jogam lixo na rua, sem se preocupar com os demais moradores. Falta muita consciência para essas pessoas – disse um dos moradores que preferiu não ser identificado.

O que diz a Administração Municipal

Ouvimos a Administração Municipal sobre os entulhos. Na visão dos gestores, alguns moradores confundem o lixo doméstico com entulhos e criam depósitos irregulares.

Tem ainda muitos moradores que não se conscientizaram que a enchente passou a quase 60 dias e os entulhos produzidos pelas cheias foram recolhidos e depositados em lugar adequado.

O que acontece é que muitas pessoas continuam fazendo limpeza em seus terrenos e depositando nas vias públicas, o que não é permitido, pois a coleta desses entulhos gera custos para quem os deposita na rua.

As pessoas confundem a taxa de lixo doméstico com entulhos. Este é o problema de alguns mal informados que continuam fazendo esses depósitos irregulares – observou a Gestão Municipal.

Estrada do Picão

Averiguamos também a descida na estrada do Picão. Um carro dificilmente chega ao destino, porque a rua está com muitos buracos e foi bastante afetada pela força das águas, gerando certo perigo para os motoristas em alguns pontos, pois uma parte da encosta foi levada pelo rio.

A Administração Municipal esclareceu que não pode realizar serviços nas margens dos rios sem a autorização dos órgãos competentes e que está sendo desenvolvido um projeto de restauração.

A Administração Municipal informou que por questões ambientais obras nas margens do rio apresentam maiores dificuldades.

As margens dos rios são intocáveis. Por questões ambientais toda e qualquer mudança que for efetuada tem que ser previamente atualizada pelos órgãos competentes. Está sendo desenvolvido um projeto de restauração que ainda não tem autorização para ser efetuado – justificou a Administração Municipal de Encantado.

Esta matéria foi publicada na edição impressa do Jornal Força do Vale, veiculada na sexta-feira, 28 de agosto de 2020. Assine o Jornal Força do Vale e receba muito mais informação!

Edição impressa do Jornal Força do Vale, veiculada na sexta-feira, 28 de agosto de 2020.
Publicidade
Sair da versão mobile