Ícone do site FORÇA DO VALE

Morre em Roca Sales Dona Norma Dorst, que emocionou o Brasil com reencontro após enchente

Nesta sexta-feira (1º), faleceu a aposentada Norma Dorst, aos 89 anos, moradora de Roca Sales, no Vale do Taquari, conhecida por sua emocionante história de superação ao lado de sua vizinha Anilda Castoldi. As duas amigas, que moraram lado a lado por mais de 40 anos, perderam suas casas na enchente de maio de 2024 e ficaram separadas por 20 dias, abrigadas em locais diferentes, até se reencontrarem em meio aos escombros do lugar onde viveram juntas.

História que comoveu o Brasil

Norma e Anilda, que reconstruíram juntas suas vidas ao longo de décadas de amizade, tornaram-se símbolos de resiliência quando a história de seu reencontro foi registrada em um vídeo feito pela fotógrafa Daniele Capelari. O vídeo viralizou nas redes sociais e comoveu o país, trazendo à tona a força das duas mulheres em meio à devastação.

A amizade com Dona Anilda

Dona Norma e sua amiga de longa data, Dona Anilda Castoldi, compartilharam uma história de companheirismo e solidariedade. As duas senhoras, que moraram lado a lado por mais de 40 anos, perderam suas casas nas enchentes, tornando-se símbolos de união em tempos de adversidade. A amizade entre elas comoveu o país e chamou a atenção da cantora Luísa Sonza, que, sensibilizada, doou novas moradias para ambas em uma área segura, garantindo-lhes um recomeço no Bairro Pôr do Sol.

Homenagens nas redes sociais

A voluntária Daniele Capelari, que acompanhou a trajetória de Dona Norma e Dona Anilda, compartilhou nas redes sociais uma homenagem emocionante. “E é assim que sempre lembrarei da senhora, sorridente independente de qualquer coisa! Com o abraço mais acolhedor e sincero,” escreveu Dani. Em uma última despedida, ela agradeceu a Norma por ter sido uma “neta do coração” e por tudo que aprendeu ao seu lado.

Dani também postou um vídeo, que rapidamente viralizou, mostrando o reencontro das amigas após a tragédia. Confira o vídeo abaixo:


Na última homenagem, Dani escreveu: “Descansou, depois de tanto sofrer com tudo que passou no último ano. Acredito que deixa este plano com o coração alegre e calmo, teve sua casinha e talvez isso tenha lhe confortado para poder seguir seu destino em paz!” A imagem de Dona Norma sorridente, mesmo após tantas adversidades, permanece na memória de todos que acompanharam sua trajetória de coragem e esperança.

A doação de Luísa Sonza

Sensibilizada pela história, a cantora Luísa Sonza doou novas casas para Norma e Anilda em setembro deste ano, em uma área segura no Bairro Pôr do Sol. A iniciativa da artista garantiu um lar seguro às amigas, protegendo-as de futuros alagamentos.

Últimos dias 

Dona Norma, que completaria 90 anos em 7 de novembro, estava internada em Encantado e empolgada com a festa de aniversário que seria realizada em sua homenagem. A voluntária Daniele Capelari, que acompanhou Norma nos últimos meses, compartilhou nas redes sociais uma mensagem emocionada: “Estávamos organizando uma festa linda e ia ser no dia 9. Ela só falava da festa, que não podia faltar música e cerveja.”

 

Sepultamento

O sepultamento de Dona Norma ocorrerá na manhã de sábado (2). Ela deixa nove filhos e um legado de coragem e amizade que continuará a inspirar aqueles que conheceram sua história.

Sair da versão mobile