Muçum inicia 2021 com a obtenção de pouco mais de R$ 505 mil para reconstrução de seis casas, destruídas pela enchente ocorrida no dia 8 de julho do ano passado.
Novas residências
O montante foi direcionado pelo Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Regional. As residências que anteriormente estavam distribuídas entre o Bairro São José, Bairro Fátima e Rua Taquari, serão agora edificadas no bairro Jardim Cidade Alta. Cada uma delas terá 49,76 m².
Conforme o Secretário da Administração, Planejamento e Fazenda, Tiago Strieski, a previsão é que em meados de fevereiro, após o vencimento dos trâmites burocráticos, as obras entrem em processo licitatório. O secretário destaca que a conquista refere-se a um trabalho iniciado em setembro de 2020, após um levantamento minucioso das perdas materiais provocadas pelo fenômeno, seguido de inúmeras reuniões e contatos com representantes do Governo Federal.
“Conforme determinação federal, serão ressarcidas estas seis famílias”, pontua Strieski.
Na época, conforme estimativa da Defesa Civil de Muçum, aproximadamente 600 casas foram danificadas. Cento e vinte famílias tiveram que ser removidas de suas casas em função da cheia. Algumas foram levadas pelas águas, bem como mobiliários e utensílios.
Créditos: Luís Gustavo Bettinelli