Ícone do site FORÇA DO VALE

Obras irão garantir maior acessibilidade na Escola Domênico Vicentini

A dedicação de Moisés Dorr à sua filha Raqueli (14) não deixa dúvidas sobre o quanto a presença, o apoio e o cuidado fazem bem ao desenvolvimento social e intelectual de seus filhos, especialmente quando eles estão na idade escolar.

Moisés e Raqueli

É dele o compromisso de levar Raqueli à escola, de colocá-la dentro da sala de aula, e de levá-la de volta para casa, no final de todas as manhãs.

Raqueli Rossi Dorr é estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Domênico Vicentini e é cadeirante. Nenhum problema até aqui, não fosse o fato de a instituição de ensino não ter acesso adequado para esse tipo de locomoção. “A única rampa de acessibilidade está diante da porta de entrada da secretaria, que com a reforma após o incêndio, a obra já foi ajustada a essa necessidade”, ilustra a diretora Rejane Balus.

“Todos os demais espaços dependem de escada, sejam salas de aula, banheiros, refeitório, biblioteca e quadra de esporte, o que dificulta muito o acesso dos cadeirantes, como é o caso da Raqueli”, completa Rejane.

Ordem de serviço

Essa realidade, entretanto, está prestes a mudar. Segunda-feira (10) foi assinada a ordem de serviço que dá início às obras de melhoria na escola, especialmente no que se refere à acessibilidade. Serão 420 metros quadrados de área construída, num projeto que praticamente reorganiza os espaços de circulação internos e externos, como por exemplo, o portão de acesso, que deixará de ser na frente da escola para ser ao lado, na rua lateral. “É uma rua menos movimentada e será ideal inclusive para a segurança dos alunos e para o tráfego de vans, carros e microonibus”, diz a arquiteta responsável pelo projeto, Luísa Rücker.

O ato de assinatura contou com a presença de lideranças da Secretaria de Obras Públicas do Estado, da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, do município de Encantado e de alunos e professores da instuição.
As obras serão realizadas pela empresa 4D Construções Ltda, de Encantado. De acordo com o arquiteto Tiago Orsolin, as obras já iniciaram e têm prazo de três meses para serem concluídas. O valor do investimento é de R$ 223.476,95, oriundos do governo do Estado.

Lideranças políticas e da área da educação acompanharam a assinatura da ordem de serviço

A novidade, ao mesmo tempo que tranquiliza o pai, deixa Raqueli nervosa. “Sempre que tem alguma novidade eu fico nervosa; mas acho que é ansiedade para viver logo a nova experiência”, destaca a aluna do 6º ano.

Sair da versão mobile