Ícone do site FORÇA DO VALE

URGENTE: Rio Taquari em Estrela ultrapassa cota de inundação e Defesa Civil emite alerta

Conforme Boletim Extraordinário do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Taquari, os níveis estabilizaram em alguns dos principais afluentes do rio Taquari, e as previsões já indicam uma leve redução dos níveis em Muçum e Encantado, enquanto que em Estrela o rio permanecerá subindo nas próximas 6h.

Franco Turco Buffon, engenheiro hidrólogo, explica que as chuvas que ocorreram ao longo da madrugada e manhã na região das nascentes ainda podem provocar nova elevação de níveis e a situação segue sendo monitorada.

Defesa Civil do RS emite alerta

 

SITUAÇÃO DE ENCANTADO

A Administração Municipal e a Defesa Civil de Encantado estão atentas e seguem monitorando a situação do Rio Taquari. Na leitura das 10h15min, o nível está em 9,99 metros e desde às 7h desta terça-feira, dia 3, estabilizou.
Nas cabeceiras, nas medições acima do nível de Encantado, a situação é a seguinte: em Muçum, 10,53m, com diminuição desde às 7h; em Santa Tereza, voltou a subir, agora está em 12,80m.
A cota de inundação em Encantado é de 12 metros, começando a atingir moradias depois dos 14 metros (parte baixa dos bairros Lago Azul e Vila Moça).
O contato da Defesa Civil é 98017-8016.

SITUAÇÃO DE ROCA SALES

A equipe da Defesa Civil municipal está em atividade, analisando as possibilidades de cheia e monitorando o nível do rio. Nosso municipio segue as medições das réguas dos municípios de Muçum e Encantado.
Qualquer informação ou atualização do quadro meteorológico será comunicado à população em geral.

LEITURAS

Lajeado e Estrela

Ás 10h desta terça-feira, o rio Taquari nos municípios de Lajeado e Estrela ultrapassou a marca dos 19 metros, que é a cota de inundação. A última leitura, das 10h45, indicou 19,17m.

Encantado

Em Encantado, o cenário demonstra estabilidade desde às 8h da manhã de hoje.

Muçum

No município, a medição também segue apresentando estabilidade.

Santa Tereza

Voltou a chover na cidade, onde o nível do rio segue subindo.

Sair da versão mobile