Ícone do site FORÇA DO VALE

Vale do Taquari define cédula de votação da Consulta Popular

Na manhã desta quarta-feira (10), o Vale do Taquari confirmou, em Assembleia Regional Ampliada on-line com o Governo do Estado, os outros dois projetos dos três que vão compor a cédula de votação da Consulta Popular 2021.

Estarão na cédula de votação deste ano o projeto “Cicloturismo no Vale do Taquari” (mais votado na primeira fase da Consulta via aplicativo Colab) e, conforme definição de representantes de prefeituras, conselhos e entidades da sociedade civil dos municípios de abrangência do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), as propostas “Fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água” e “Recursos Hídricos e Uso múltiplos da água (dessedentação animal, preservação e proteção de nascentes)”.

Das três propostas, apenas a mais votada será contemplada com recursos no orçamento de 2022 do Governo do Estado. O projeto mais votado no Vale do Taquari receberá R$ 942.857,00.

O presidente do Codevat, Luciano Moresco, destaca a importância da mobilização da comunidade regional para a fase de votação da Consulta.

“Hoje formamos nossa cédula de votação e agora, precisamos da participação regional. Convocamos a comunidade e as entidades para que votem em um dos projetos para que novamente possamos destacar o Vale como um dos Coredes que mais se envolve na Consulta Popular”, afirma.

 

A votação da Consulta Popular 2021 ocorre de 22 a 30 de novembro de forma digital por meio do aplicativo Colab ou pelo site da Consulta Popular (consultapopular.rs.gov.br). Qualquer cidadão maior de 16 anos poderá votar em um dos três projetos da região. Os resultados finais serão divulgados em 2 de dezembro.

Mais sobre os projetos:

 

O projeto do “Cicloturismo (da área de Turismo)” foi o mais curtido na primeira fase da Consulta Popular realizada por meio do aplicativo Colab. A iniciativa recebeu 62 curtidas e será de amplitude regional.

Já os dois definidos em Assembleia, o que visa “Fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água (da área da Agricultura)” e o projeto que busca “Recursos Hídricos e Uso múltiplos da água (dessedentação animal, preservação e proteção de nascentes) (da área do Meio Ambiente)”, caso sejam o mais votado, terão uma amplitude menor devido ao valor que será disponibilizado no orçamento do próximo ano para a região.

 “Também definimos na Assembleia desta quarta-feira que os dois projetos, da Agricultura e o do Meio Ambiente, caso sejam um dos escolhidos, serão trabalhados e contemplarão os municípios mais engajados. O valor será dividido entre os 10 municípios que tiverem o maior número de votantes na iniciativa. O município também precisará ter alçado a participação de, no mínimo, 2% dos seus eleitores. Se ficar abaixo, o valor será dividido por um número menor de municípios”, explica Moresco.

Consulta Popular 2021:

 

Propostas:

Votação: 22 a 30 de novembro 2021

Quem pode votar: Qualquer cidadão maior de 16 anos

Local: Aplicativo Colab ou site http://consultapopular.rs.gov.br/

Resultado: 2 de dezembro 2021

Sair da versão mobile