LOS ANGELES – O indicado a melhor ator Will Smith deu um tapa no rosto do apresentador Chris Rock com a mão aberta e gritou uma vulgaridade com o comediante por fazer uma piada sobre a aparição de sua esposa na cerimônia do Oscar no domingo.
Minutos depois, ao aceitar o Oscar de melhor ator por seu papel em “King Richard”, Smith pediu desculpas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e seus colegas indicados, mas não ao Rock.
Entenda
Humorista comparou Jada Smith, esposa do ator que sofre de alopecia, com protagonista de filme que tem os cabelos raspados.
— Metrópoles (@Metropoles) March 28, 2022
O episódio com Rock no início parecia ser uma piada roteirizada, mas ficou sério quando Smith gritou:
“Mantenha o nome da minha esposa fora da p**** da sua boca”.
O áudio do programa, transmitido com um atraso de alguns segundos nos Estados Unidos, parecia ter sido cortado da transmissão ao vivo para muitos espectadores por causa da linguagem.
Rock estava assando alguns dos indicados e, depois de mencionar Smith, disse de sua esposa, Jada Pinkett Smith:
“Jada, eu te amo. GI Jane II, mal posso esperar para vê-la.”
Momentos depois, Smith subiu ao palco em direção a Rock, que tinha as mãos atrás das costas quando Smith jogou uma mão aberta em seu rosto que produziu um tapa audível.
“Oh, uau! Uau! Will Smith acabou de me bater”, disse Rock enquanto o público ria, pensando que era um esquete. “Uau, cara. Era um GI. Jane joke”, fazendo referência ao filme de 1997 “G.I. Jane” na qual a atriz Demi Moore raspou a cabeça.
Smith então fez o que pode se tornar uma das frases mais repetidas da história do Oscar quando disse:
“Mantenha o nome da minha esposa fora p**** da sua boca”
Rock respondeu:
“Eu vou. Essa é a melhor noite da história da televisão.”
Smith então repetiu sua frase, mais alto e deliberadamente.
Jada Pinkett Smith disse à Billboard em dezembro que tem lutado contra a alopecia do distúrbio autoimune, que pode causar perda de cabelo e calvície.
O público inicialmente pensou que a indignação de Smith foi fingida, parte do ato. Foi só depois que ele voltou para o seu assento e gritou novamente que o público ficou em silêncio e entenderam não se tratar, possivelmente, de uma brincadeira.
Smith ganhou o Oscar por interpretar Richard Williams, o pai das estrelas do tênis Venus e Serena Williams. Ao aceitar seu prêmio, Smith pediu desculpas à Academia e seus colegas indicados, mas não ao Rock.
“Richard Williams era um feroz defensor de sua família”, disse Smith ao abrir seu discurso de aceitação, durante o qual se emocionou. “Estou sendo chamado na minha vida para amar as pessoas, proteger as pessoas e a ser um rio para o meu povo.
“Eu sei que fazer o que fazemos, você tem que ser capaz de sofrer abusos, você tem que ser capaz de fazer com que as pessoas falem loucas por você. Neste negócio, você tem que ser capaz de ter pessoas desrespeitando você. E você tem que sorrir e fingir que está tudo bem.
“A arte imita a vida. Eu pareço o pai louco, assim como eles disseram sobre Richard Williams. Mas o amor vai fazer você fazer coisas loucas”, continuou ele.
A última coisa que ele disse antes de se sentar foi: “Espero que a Academia me convide de volta”.