Com o aumento das preocupações com a segurança e saúde ocupacional, a Segurança do Trabalho tem grande demanda, impulsionada pela implementação do eSocial, que tornou obrigatória a prestação de informações e fortaleceu a cultura de prevenção de acidentes.
Engenheiros e Técnicos em Segurança do Trabalho desempenham papéis essenciais, sendo o Engenheiro responsável por analisar riscos, elaborar programas preventivos e treinamentos, mantendo-se atualizado sobre normas e legislação.
Já o Técnico atua de forma prática, realizando inspeções, orientando trabalhadores, participando de investigações de acidentes, ministrando treinamentos e gerenciando documentação de segurança. Ambos podem atuar em diversos setores, como indústrias, construção civil e serviços. A colaboração entre eles é fundamental para garantir a eficácia das medidas de segurança no local de trabalho.
Liderada por Henrique Wolf, Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho e Perito da Justiça do Trabalho, a SW Segurança do Trabalho é uma empresa familiar sediada em Encantado, fundada em 2003. Com uma equipe consolidada que inclui suas filhas, Júlia e Luísa Schmidt Wolf, ambas Técnicas em Segurança do Trabalho, a SW atua de maneira especializada em assessoria em segurança e medicina do trabalho bem como em treinamentos de normas regulamentadoras, com enfoque particular nas NR-35 (Trabalho em Altura) e NR-18 (Construção Civil). O trabalho da empresa tem início com o minucioso reconhecimento do ambiente laboral e análise de riscos, utilizando técnicas qualitativas e quantitativas.
De acordo com Júlia a ênfase da SW vai além das questões técnicas e éticas relacionadas à Segurança do Trabalho. A empresa preza pela humanização da área, destacando a importância de características como humildade, empatia, curiosidade, pro atividade e responsabilidade nos técnicos de segurança.
A técnica destaca que a segurança do trabalho, considerada um investimento, deve integrar todos os setores da empresa para alcançar a excelência operacional.
“Essa área promove a saúde e integridade dos trabalhadores, protegendo também o patrimônio da empresa. Acredita-se que a abordagem eficaz requer uma equipe multidisciplinar, incluindo Engenheiros, Técnicos de Segurança do Trabalho, Médicos do Trabalho, Profissionais da Fonoaudiologia, Psicologia, Laboratórios de Análises Clínicas, radiológicas, cardiológicas, entre outras”, finaliza.