Ícone do site FORÇA DO VALE

Maria Eduarda Brechane, de Rio Grande, é eleita Miss Rio Grande do Sul 2023

Maria Eduarda Brechane, de Rio Grande, foi a grande vencedora do Miss Universo Rio Grande do Sul 2023. Além de levar a coroa para casa, ela será a representante do Estado na mais relevante competição de beleza da atualidade do país, o Miss Universo Brasil.

A final do concurso ocorreu na noite deste sábado (6), no Centro de Eventos Multi Hall do ParkShopping, em Canoas. Com transmissão pela internet, o evento começou com as candidatas participando de uma coreografia ao som de Run the World (Girls), de Beyoncé.

O primeiro desfile foi em roupas de banho. Todas andaram pelo palco vestindo um maiô dourado, com recortes laterais, e salto alto. Em seguida, as participantes desfilaram em trajes de gala e o top 12 foi anunciado — entre elas, Vitoria Liskoski, de Taquara, que apresentou o maior número de peças em doações para um brechó beneficente, marcado para este domingo (7). A seleção seguinte foi do top cinco.

As finalistas responderam, então, às tradicionais perguntas no palco. Além de Maria Eduarda, chegaram ao final: Canoas, Jaquiele da Silva; Passo Fundo, Nicole Alarcony; São Vicente do Sul, Talita Hartmann; e Taquara, Vitória Liskoski.

A grande vencedora foi eleita por unanimidade. A representante de Rio Grande recebeu coroa e faixa pelas mãos de sua antecessora, Alina Furtado.

Precursoras

O concurso ainda contou com um encontro emocionante entre as gaúchas Deise Nunes, primeira mulher negra a conquistar a faixa de Miss Brasil, e Ieda Maria Vargas Athanásio, que foi Miss Universo em 1963, garantindo vitória até então inédita ao país.

Com 21 candidatas, essa foi uma edição histórica, já que contou com nova dinâmica, autorizando mulheres casadas e com filhos a participarem. Além disso, teve sua primeira candidata transgênero.

Bebeto Azevedo, coordenador do concurso, também foi o apresentador da noite. Em conversa com Donna, ele já havia adiantado que a possibilidade de abrir novas portas para a realização de sonhos seria o fio condutor do evento.

— Não pretendo fazer um concurso, mas um espetáculo. Essa abertura e as novas expectativas de candidatas com filhos, casadas, belezas diferentes, merecem. O Miss Universo hoje não é a beleza pela beleza. Tem propósito: é uma mulher com boa oratória, que faz trabalhos sociais, que pode motivar as mulheres a serem mais empoderadas, a fazer o que quiserem — declarou.

Com estilo assinado por Xico Gonçalvez, o Miss Universo Rio Grande do Sul teve como narrativa principal a Era do Ouro. O tema da vez foi Em Busca de Joias Raras.

As participantes estavam confinadas desde quarta-feira (3) em um hotel, onde participaram de dinâmicas de avaliação com os jurados. Os avaliadores da competição foram Antares Martins, Olivia Gama, Andy Rodrigues, Marthina Brandt, Fabrício Bervian, Mariana Geisel, Carlos Totti, Anna Dennz e Rejane Tavares.

Sair da versão mobile