DestaquesPolícia

Construção de memorial em homenagem às vítimas da boate Kiss começa após 11 anos do incêndio em Santa Maria

Início das obras conta com ato simbólico da comunidade e de entidades. Incêndio aconteceu em 27 de janeiro de 2013, deixando 242 mortos e 636 feridos.

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

A construção do memorial em homenagem às 242 vítimas do incêndio na Boate Kiss começa nesta quarta-feira (10), após 11 anos e seis meses da tragédia ocorrida em 27 de janeiro de 2013. O memorial será erguido no mesmo prédio onde funcionava a boate, no centro da cidade.

Um ato simbólico às 9h marcará o início das obras, com a remoção do letreiro e da porta principal. Familiares, sobreviventes, autoridades públicas e moradores locais acompanharão o início dos trabalhos, previstos para durar até as 17h.

Gabriel Rovadoschi Barros, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), destaca a importância do memorial: “A gente entende que o memorial, para além de uma construção feita de tijolo e cimento, é uma construção que se inicia na palavra e carrega muito a história consigo”.

Além do letreiro e do portão, outros objetos serão retirados para compor um acervo que formará uma exposição itinerante, com o objetivo de preservar a memória e conscientizar sobre a tragédia.

A primeira etapa das obras inclui:

  • Definição dos itens que farão parte do acervo do memorial da AVTSM;
  • Remoção do telhado;
  • Classificação dos resíduos para retirada por uma empresa especializada;
  • Abertura de um espaço na entrada central para ingresso de máquinas.

Nos últimos dias, a empresa responsável já removeu alguns itens e colocou tapumes em torno da fachada. O prazo para a entrega do memorial é de oito meses.

Fonte
G1
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!