Uma operação conjunta entre a Brigada Militar e a Polícia Civil de Teutônia cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em operação contra o tráfico de drogas em Teutônia, no Vale do Taquari. Denominada KITINETE, é alusiva ao ponto de partida das investigações que durou seis meses, visando coibir e desarticular o tráfico de drogas e a violência urbana por parte de uma das facções presentes na cidade.
Nesta operação, as Instituições cumpriram mandados de busca e apreensão em pelo menos 15 locais identificados como ponto de venda de drogas, que resultou em 02 presos em flagrante de delito por tráfico de drogas e 01 foi conduzido à delegacia de polícia por posse de entorpecentes.
Foram apreendidas 162 pedras de crack, 12 porções maconha, 2 tijolos pequenos de maconha, 24 porções e mais 11 pinos de cocaína, balanças de precisão, cadernos com anotações e celulares contendo mensagens e áudios com conteúdo explícito referente ao tráfico, 720 reais em dinheiro e uma arma de precisão (rifle calibre 22), dentre outros materiais apreendidos.
Os dois indivíduos presos, um de 19 anos e o outro de 34 anos, possuem diversos antecedentes criminais, como homicídio, tráfico de drogas, receptação, furto qualificado, incêndio criminoso e ameaça e calúnia, respectivamente.
150 policiais em 40 viaturas participaram desta que foi a maior operação policial da história de Teutônia, os quais contaram com o apoio do Batalhão de polícia de Choque e dos cães da Brigada Militar.
A operação foi considerada de grande sucesso por parte do comando das duas Instituições, principalmente, no que diz respeito na demonstração de força e união no combate ao crime.