Cinco trevos de acesso à Encantado recebem os cuidados dos apenados do regime fechado do Presídio do Município, na ERS 130. Eles trabalham tanto na limpeza e conservação do local, quanto no preparo do solo para receber cerca de 4.500 mudas de plantas de várias espécies, que serão doadas por empresas parceiras.
A iniciativa ocorre por conta de uma parceria firmada com a Prefeitura de Encantado: o projeto Amigos do Trevo. Já o Corpo de Bombeiros será responsável pela irrigação dos locais. A ideia é que os próprios presos sigam fazendo o trabalho de manutenção, cultivo e plantios periódicos na área.
Processo seletivo e escolta
Os trabalhadores passam por rígido processo seletivo pelos servidores da área técnica do Presídio de Encantado. Têm, ainda, autorização judicial e são escoltados pelos agentes penitenciários da Susepe, que fazem a vigilância deles durante o tempo de permanência no local.
A delegada penitenciária da 8ª Região, Samantha Longo, frisou que está muito satisfeita com a parceria da Susepe com o município de Encantado. “Acreditamos que, através do uso da mão de obra prisional, seja possível proporcionar a inclusão social dos apenados e sua qualificação laboral”, disse.
Em Candelária, os detentos realizam cursos de hortaliças e estufas
Em parceria com o Sindicato Rural do Município, o Presídio Estadual de Candelária está realizando cursos de hortaliças e estufas. Sete apenados e três servidores estão aprendendo técnicas de manejo de hortaliças, tais como análise de solo, escolha das culturas e épocas de plantio, controle de doenças, além do processo de construção de estufas.
Segundo o diretor do Presídio, Tiago Lopes, a atividade irá contribuir significativamente na qualidade das hortaliças que hoje são cultivadas e consumidas no estabelecimento prisional e também doadas para entidades do município.