Ícone do site FORÇA DO VALE

Operação contra fraudes no Farmácia Popular cumpre mandados em Encantado e Estrela

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26), a Operação Indebitus, que investiga fraudes prejudiciais ao Programa Farmácia Popular do Brasil. A operação envolveu 240 agentes federais executando 62 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Ceará, incluindo mandados em Estrela e Encantado, no Vale do Taquari.

As investigações tiveram início em outubro de 2022 após relatos de vendas fictícias de medicamentos pelo Programa Farmácia Popular, supostamente realizadas por uma rede de farmácias na Região Sul do país. O Programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal, tem como objetivo complementar o acesso a medicamentos da Atenção Primária à Saúde por meio de parcerias com farmácias privadas.

Os investigados podem enfrentar acusações de estelionato contra a União, falsificação de documentos particulares, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documentos falsos.

Para verificar se seu nome foi indevidamente usado, você pode acessar o aplicativo ConecteSUS, ir para a aba “Medicamentos” e depois “Recebidos”. Caso identifique transações indevidas, deve informar à Polícia Federal por meio do e-mail fpfraude@pf.gov.br.

Sair da versão mobile