Na manhã desta quarta-feira, 28, a Polícia Civil capturou em via pública no município de Alegrete o principal autor da execução de Celso Gasparetto.
Conforme o Delegado responsável pelo caso, Augusto Cavalheiro Neto, a prisão teve o apoio da Polícia Civil de Alegrete e uma equipe de Encantado, que acompanhou a captura.
A nossa equipe já esta trazendo o preso para a Delegacia, para ser ouvido e depois será encaminhado ao Presídio Estadual de Encantado.
Paralelo a essa prisão, também na manhã de hoje, foram efetuadas outras duas prisões no município de Guaporé.
Foram presos uma mulher e um homem com o apoio dos colegas da Delegacia de Guaporé. Essas pessoas elas não tinham ligação direta com o homicídio, mas precisavam dar esclarecimentos e eram suspeitas de ter prestado auxílio. Após a oitiva, nós verificamos que eles realmente não tinham envolvimento direto e como era uma prisão temporária, após os depoimentos, colocamos os dois em liberdade – explicou o delegado.
Motivação do crime
Conforme o Augusto Cavalheiro Neto, a motivação ainda segue um mistério.
Podemos afirmar que o autor do homicídio chegou em Guaporé junto com três comparsas. Eles chegaram na cidade na sexta-feira, 18 de setembro. A missão que eles tinham era executar traficantes rivais, e não houve essa execução. Inclusive, eles foram ameaçados de morte aqui pelos rivais da facção e decidiram sair as pressas da cidade no domingo à tarde, chamaram a corrida, contrataram o uberista (motorista de aplicativo) que acabou sendo morto depois. Ele fez a corrida e ainda a gente não sabe o motivo que levou esses indivíduos a executarem o motorista.
Esse indivíduo que foi preso tem diversos antecedentes policiais, de homicídio, roubo, inclusive ele tinha passagem também por homicídio. Todos vinculados a uma facção do Vale dos Sinos, que é contrária à facção que controla o tráfico de drogas em Guaporé. Esse seria o motivo da vinda deles para cá e não se sabe o porquê ainda, se houve uma divergência na corrida, uma desavença ou alguma coisa assim que motivou eles a executarem o motorista.
Conforme o delegado, as investigações prosseguem na tentativa de identificar os outros comparsas que estavam na corrida, “mas o mentor de toda essa ação e o principal autor do fato já está preso”.
Ainda hoje à tarde o mentor do homicídio chegará na Delegacia de Encantado.
Editado às 19h. (suspeito chega na Delegacia de Polícia de Encantado).