Ícone do site FORÇA DO VALE

Vale do Taquari registrou incêndios ambientais em quase todos os dias de dezembro

Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pelo Jornal Força do Vale concluiu que apenas em dezembro, mais de 124 casos foram registrados e atendidos pelas corporações da região do Vale do Taquari, sendo que cinco ocorreram na última segunda-feira (27).

Dentre os principais fatores causadores das queimadas estão a falta de chuvas, a baixa umidade relativa do ar, a elevação das temperaturas durante o dia e a forte incidência de ventos quentes.

Essas condições ideais para a formação e a propagação de incêndios em vegetação são impulsionadas por ações humanas. A maior concentração de ocorrências está nas beiras das estradas, e a principal causa são bitucas de cigarro descartadas de forma irregular por motoristas, que acabam gerando o fogo que se alastra facilmente pela vegetação seca.

O cenário, além de afetar o meio ambiente, pode causar prejuízos às redes elétricas, gerando problemas para as comunidades que dependem do abastecimento de energia nas regiões acometidas pelas queimadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Encantado, as ocorrências de incêndios em vegetações aumentaram consideravelmente nos últimos meses do ano. Conforme Nilton Gerevini, 2° Sargento do Corpo de Bombeiros, somente entre novembro e dezembro foram registrados 24 incêndios ambientais atendidos pela corporação de Encantado.

Gerevini também destaca que as atividades humanas de limpeza de área de terras para o plantio vem causando as queimadas.

“Vários fatores contribuem para que isso aconteça, o principal é a estiagem”, afirma.

Os municípios de Capitão, Doutor Ricardo, Forquetinha, Marques de Souza, Sério e Travesseiro registraram um foco de incêndio ambiental cada.

Estatística de incêndio em vegetações atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Lajeado, Estrela e Encantado em dezembro

 

 

 

Situação de Emergência

Já de acordo com a Defesa Civil do Estado, o Rio Grande do Sul, somou ontem (28), 61 municípios com decretos de situação de emergência publicados em razão da estiagem.

Previsão do Tempo

Segundo dados do Núcleo de informações hidrometeorológicas da Univates, em novembro deste ano, foram registrados 7 dias com precipitação pluviométrica na Região, totalizando 34 milímetros de chuva. No mesmo período do ano passado, as chuvas somaram 85 milímetros, quase o triplo do contabilizado em 2021.

De acordo com a Climatempo, até a sexta (07), a previsão é de 15 mm de precipitação, sendo que 10 mm devem ser registrados na virada do ano.

Climatempo Meteorologia
Sair da versão mobile