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Encantado propõe novo modelo de estrutura administrativa com reformulação nas secretarias

Foto: Divulgação

Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Encantado o Projeto de Lei 11/2025, que propõe alterações na estrutura administrativa da Prefeitura. O projeto entrou na ordem do dia nesta segunda-feira, 10, e visa reorganizar as secretarias e departamentos municipais para atender às novas demandas sociais, econômicas e administrativas.

Entre as mudanças propostas, a Secretaria Geral de Governo será renomeada para Secretaria de Governança e passará a incorporar a Defesa Civil e a Sala de Resiliência Climática. A Secretaria de Educação passará a incluir a área de Inovação, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente será desvinculada da Saúde e passará a fazer parte da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

A Secretaria de Obras será unificada com a de Agricultura, e a Secretaria de Turismo passará a incluir as áreas de Cultura e Esporte. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social incorporará os departamentos de Assistência Social e Habitação.

Na justificativa do projeto, o prefeito Jonas Calvi (PSDB) afirma que “esta iniciativa se faz necessária diante da evolução das demandas sociais, econômicas e administrativas que exigem um modelo de gestão mais eficiente, transparente e alinhado às boas práticas de governança pública. A atual estrutura administrativa apresenta desafios que dificultam a prestação de serviços públicos de qualidade, tornando-se imperativo promover ajustes que garantam maior celeridade, integração e racionalização dos recursos disponíveis. Assim, a nova organização dos órgãos municipais busca aprimorar a distribuição de competências, evitando sobreposição de atribuições e promovendo maior eficiência na execução das políticas públicas.”

A seguir, a nova organização das secretarias e departamentos:

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