Ícone do site FORÇA DO VALE

Projeto que concede aluguel temporário fica para à próxima sessão

A Câmara de Vereadores de Encantado não colocou à votação o projeto que prevê a concessão de aluguel temporário. O projeto de lei enviado pelo Executivo autoriza a disponibilização de aluguel social temporário para auxiliar as famílias que são proprietárias e moradoras dos imóveis afetados pelas inundações causadas pelo Rio Taquari.

O benefício teria uma duração inicial de seis meses, com a possibilidade de prorrogação, e seria financiado com recursos tanto do município quanto do governo estadual. O valor proposto seria de até R$ 800,00 mensais.

Apesar das comissões de Constituição e Justiça, e de Orçamento e Finanças liberarem o texto, a mesa diretora não colocou o projeto para votação. De acordo com o presidente, Sander Bertozzi (PP), o projeto é muito importante para ajudar as pessoas. “Ficamos em dúvida, pois o projeto atual não contempla os inquilinos. Uma pessoa que pagava aluguel e teve seus móveis perdidos, ela não recebe essa ajuda”, pontuou.

A justificativa é que o projeto não contempla os inquilinos, somente os proprietários que tinham suas casas próprias. Bertozzi, ainda destaca que em reunião com os vereadores, a maioria gostaria que os inquilinos fossem incluídos na pauta.

Valdecir Cardoso (PP), ressaltou que a casa poderia votar o projeto e que poderia vir do Executivo um novo projeto, que beneficiaria essas pessoas. “Que fique claro, pode ser aprovado. Estamos segurando um projeto que não tem necessidade”, afirmou. Em sequência, Sandra Vian Buffon (PSDB), pediu novamente a votação do projeto.

Diego Pretto (PP), justificou não saber os valores que irão ser pagos e quantas famílias serão impactadas, sendo questões a serem tratadas com o prefeito. Será realizada ainda hoje (26), uma reunião com o prefeito Jonas Calvi, e posteriormente na quarta-feira (27), uma nova sessão extraordinária para a votação do projeto e outros que ainda estão em pauta.

Sair da versão mobile