O Rio Grande do Sul poderá ter chuva muito volumosa, trazendo inundações, alagamentos e cheias de rios nos próximos dias. De acordo com a MetSul Meteorologia, os volumes podem passar de 200 mm em algumas cidades, se somando aos 50 mm e 100 mm que já caíram.
O cenário, antecipado no início da semana, deve se intensificar entre a sexta-feira (5) e o sábado (6). A situação levou o Instituto Nacional de Meteorologia a emitir alerta vermelho para o Rio Grande do Sul, indicando forte instabilidade nas próximas horas, migrando do oeste para o leste.
De acordo com o órgão, são esperados raios, temporais isolados, granizo e chuva forte. Na projeção do MetSul, existe a possibilidade de acumulados de precipitação de 50 mm, ou mais, em período inferior a três horas. Consequentemente, se espera alagamentos em áreas urbanas e rurais.
Ainda de acordo com o MetSul, serão principalmente dois períodos de maior risco no Rio Grande do Sul. O primeiro, na tarde e na noite da sexta-feira, se estendendo até o começo do sábado. Já o segundo, deverá ocorrer entre a tarde e a noite do domingo e as primeiras horas da segunda-feira.