Ícone do site FORÇA DO VALE

Centro Regional de Oftalmologia do HBST em Encantado é referência para população de 37 municípios

Fotos: Divulgação Legenda: Cerca de 1,3 mil consultas são oferecidas mensalmente a pacientes encaminhados por municípios da região.

O Centro Regional de Oftalmologia, que é administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) e tem a prestação de serviço sob gestão do Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), atende 37 municípios ligados à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, cerca de 1,3 mil consultas são oferecidas mensalmente a pacientes encaminhados ao serviço por unidades de saúde de municípios da região, além de exames e procedimentos cirúrgicos, entre eles, cataratas. Sob gestão do HBST desde janeiro de 2020, a oferta de serviços para atendimento da população vem aumentando na medida do crescimento do Centro.

O atendimento é prestado por cinco médicos: Daiane Beutinger é especialista em glaucoma, Luciana Fuhrmann em retina clínica, Saulo Portugal Barbosa em cirurgia, e a responsável técnica é Claudia Juliana Loureiro. Já a área de anestesia é de responsabilidade do médico Maurício Vitorello. Além dos médicos também atuam a equipe de gestão, técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêutica, higienização e recepcionistas, totalizando 23 profissionais.

O local conta com cinco espaços de atendimento, entre consultório médico e salas de exames e recepção, também possuindo um bloco cirúrgico próprio, com duas salas cirúrgicas devidamente equipadas.

Novas Subespecialidades
Além de ser referência em oftalmologia geral, desde setembro de 2022, o Centro conta com novas subespecialidades relacionadas à retina clínica. Foi implantado no espaço o Ambulatório de Especialidade em Oftalmologia para Tratamento de Retinopatia Diabética (RD) e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), um novo tratamento que envolve a aplicação de medicação Angiogênica e um novo procedimento de Fotocoagulação a Laser. O serviço também foi habilitado, no fim de 2022, no tratamento medicamentoso do glaucoma. As cirurgias nesta subespecialidade já eram realizadas desde 2021 e agora também são ofertadas de forma completa no Centro, assim com a retina clínica.

O espaço já possui  os equipamentos como a Campimetria, OCT (Tomografia de Coerência Óptica) e Angiógrafo Ocular, o que faz com que hoje o serviço na área de diagnóstico oftalmológico esteja completo.

O diretor do HBST, Márcio Sottana, destaca a importância do Centro para Encantado e região. “O serviço que o Centro de Oftalmologia oferece é extremamente relevante para a comunidade e, com a oferta destas novas subespecialidades, conseguimos manter os pacientes na nossa região, deixando de encaminhá-los para outros municípios e grandes centros.  A disponibilidade de serviços aumentou e a resolutividade no diagnóstico e tratamento na oftalmologia também. Isso vem ao encontro do que se busca, que é atender o paciente e fazer todo o tratamento aqui. E já estamos conseguindo. São poucas especialidades que precisamos encaminhar para fora”, afirma.

O Centro de Oftalmologia tem contratado para realizar mensalmente 1.326 consultas, 5.626 exames e 101 cirurgias oftalmológicas, destas, 48 são de cataratas.

A lista de espera tanto para cirurgias, quanto para consultas é regulada pelos Sistemas de Regulação Hospitalar do Estado do RS, por meio do GERINT (cirurgias) e GERCON (consultas). O cadastro dos pacientes no Sistema é feito pelos municípios (Secretaria da Saúde ou Posto de Saúde).

O HBST é referência em oftalmologia para os seguintes municípios: Anta Gorda, Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Forquetinha, Ilópolis, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Travesseiro, Vespasiano Corrêa, Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Taquari, Teutônia, Westfália.

Sair da versão mobile