Desde de 2017, no Brasil, o Dia do Ciclista é comemorado em 19 de agosto e tem o objetivo de fomentar o uso da bike como meio de transporte. A data não poderia ser mais relevante. Com o início da pandemia, houve uma movimentação rápida e única no mundo em torno da mobilidade urbana. Poderes públicos traçaram planos para introduzir e ampliar o uso das bicicletas como meio de transporte fundamental para garantir o afastamento social.
PERFIL DOS CICLISTAS
Em abril, a Tembici, líder em micromobilidade na América Latina, responsável por operar o sistema do projeto Bike Itaú, patrocinado pelo Itaú Unibanco, fez um levantamento para identificar o perfil dos ciclistas que usam as bikes durante a pandemia e constatou que 87% dos usuários optam por transporte individual e em ambiente aberto como prevenção da Covid-19.
Em todas as cidades em que o programa está presente, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Salvador, foi constatado que 54% utilizam a bike para ir e voltar do trabalho. Com a flexibilização gradual da quarentena, a Tembici acredita que o aumento do uso da bicicleta como meio de transporte também ocorrerá na América Latina, seguindo o cenário que já vem ocorrendo em Pernambuco, por exemplo. O projeto Bike PE registrou aumento de 170% de maio para julho, e o número de usuários que pedalaram foi 4,5 vezes maior no mesmo período e em julho quase três vezes maior que a projeção.
Com a pandemia, as bikes se provaram ainda mais funcionais e no pós-pandemia, esse comportamento de prevenção tem se acentuado e iniciativas do poder público que estimulem os deslocamentos com bicicletas são fundamentais. Estamos investindo em tecnologia e em bikes elétricas, pois acreditamos que as mudanças de hábitos que já estão acontecendo contribuirão para um mundo pós-pandêmico melhor – comenta Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici.
Para Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco, o período de quarentena tem se mostrado desafiador, mas realmente pode ser uma oportunidade para aprimorar os sistemas alternativos e sustentáveis de mobilidade.
Cidades como Paris, França, e Bogotá, Colômbia, já estão ampliando a estrutura para as bikes, e essas são medidas que podem ser aplicadas nas grandes cidades brasileiras para consolidar um modelo de locomoção de mais qualidade e mais seguro neste cenário pós-pandemia – pondera a executiva.
CONDUTA DE HIGIENIZAÇÃO
Alinhado às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que destaca a bicicleta como principal modal de transporte neste período de pandemia, desde o início da pandemia, foi reforçada a higienização de todas as bikes e estações. Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a Tembici recomenda que os usuários também apliquem álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de utilizar as bicicletas, além de fazer uso de máscara.
INOVAÇÃO E SEGURANÇA
Em agosto, a Tembici estreou no Bike PE a liberação de bicicletas por meio de verificação de QR Code, inovação que casa com os novos hábitos de cuidados pessoais exigidos durante a pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos no dock das estações para destravar a bicicleta, basta aproximar o celular, evitando contato com o equipamento.
PROJETO SOCIAL E SUSTENTÁVEL
Ainda sobre iniciativas da empresa para fomentar o uso da bike, em parceria inédita com a Catho, site de vagas de emprego, criou a ação social “Bike Pra Entrevista”, que visa facilitar às pessoas que voltaram a buscar inserção no mercado de trabalho e precisam comparecer às entrevistas presenciais com segurança. O projeto dá aos cadastrados na plataforma da Catho acesso gratuito às bicicletas do Bike Sampa para realizarem seus deslocamentos para entrevistas de emprego. Os candidatos receberão gratuidade no plano diário para ir e vir das entrevistas com as laranjinhas e, para participar, os interessados devem se cadastrar no aplicativo ou site do Bike Itaú e inserir o código de desconto.
Os possíveis impactos de um uso mais intensivo da bicicleta como meio de transporte poderiam ser extremamente relevantes para a melhoria de diversos aspectos da vida na cidade. O CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) apontou em estudo que, considerando os deslocamentos realizados de automóvel, se até 43% deles fossem de bicicleta, seria criado um potencial de redução de 10% das emissões de CO2.
Até pouco tempo atrás, as pessoas não queriam aceitar as ciclovias, seja por conta do espaço ou pelas reformas que são necessárias nas vias. Hoje o pensamento vem mudando, com tudo que está sendo fomentado, em questão de qualidade de vida e sustentabilidade. Ainda há muitos investimentos a serem feitos, mas enquanto isso, esperamos que o Dia do Ciclista possa cada vez mais conquistar o respeito e segurança no trânsito tão necessários para uma mobilidade urbana funcional – finaliza Tomás.
#VaideBike
SOBRE A TEMBICI
A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 30 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.
Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua.