Ícone do site FORÇA DO VALE

Encantado adere ao projeto de doação de óculos de grau

Foto: Divulgação

Em parceria com o Laboratório Forla, o município de Encantado se tornou o primeiro no Rio Grande do Sul a aderir ao projeto Secrecy Social – “Um olhar para o bem”. Essa iniciativa tem como objetivo melhorar a saúde visual de crianças, jovens e adultos de baixa renda, fornecendo doações de lentes e armações. No município, o projeto recebeu o nome de “Viver Bem é Ver Melhor: um Olhar para o Bem”.

Nesta semana, as primeiras oito pessoas contempladas no município estiveram no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para escolher suas armações e realizar a medição para a confecção das lentes.

O prefeito Jonas destaca a importância do projeto, afirmando: “Sabemos que ter uma visão adequada é fundamental para o desenvolvimento de diversas atividades do dia a dia, como estudar, trabalhar e até mesmo para o lazer. Por isso, nos empenhamos em buscar parcerias para viabilizar esses projetos, que atenderão pessoas de todas as idades e de diferentes bairros da cidade. Ficamos felizes em ver o sorriso no rosto de cada pessoa que receberá um novo par de óculos”.

A secretária de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, Clarissa da Rosa Pretto Scatola, comemora a ação e destaca: “Somos pioneiros no estado e na região. Esta é mais uma iniciativa social da Prefeitura de Encantado, que se preocupa com a saúde e o bem-estar de nossa população”.

Para participar do projeto, os pacientes devem ser usuários do CRAS, beneficiados por programas sociais e apresentar um laudo do oftalmologista. A coordenadora do CRAS, Sofia Toriani, explica: “Realizaremos um cadastro e uma triagem técnica será feita pelo laboratório, informando ao usuário se ele atende aos requisitos para ser contemplado”. Para obter mais informações, é possível entrar em contato com o CRAS, localizado na rua Osvaldo Aranha, nº 616, bairro Porto XV, ou ligar para o telefone (51) 3751-0127.

Como ajudar o projeto

A representante comercial da área médica, Bruna Lewis, ressalta que o projeto é 100% financiado pela Forla, por meio da venda das lentes Secrecy. Ela diz: “Parte desse valor é repassado e também comercializamos bonés que ajudam a sustentar o projeto. Todo o recurso é utilizado para a compra de novas armações em parceria com óticas locais, enquanto a Forla é responsável pela doação das lentes. A comunidade também pode contribuir solicitando as lentes Secrecy em sua ótica de confiança, adquirindo os bonés aqui no CRAS ou na secretaria de Saúde, ou ainda doando armações em bom estado.”

De acordo com a responsável técnica, Ana Hickmann, mais de 300 armações estão disponíveis para que os pacientes escolham. Ela relata: “Estamos muito felizes por darmos o pontapé inicial do projeto aqui em Encantado. Trouxemos centenas de armações novas e bonitas, auxiliamos na seleção e tiramos medidas de acordo com a necessidade de cada paciente. Em aproximadamente 20 dias, voltaremos para fazer a entrega dos novos óculos.”

Beneficiários saúdam a iniciativa

Há 10 anos, Juliane Foschesatto, do bairro Jardim da Fonte, utiliza o mesmo par de óculos. Ela foi a primeira a escolher uma nova armação e, agora, graças ao projeto, terá um acessório novo. Ela enfatiza: “Uso o mesmo óculos desde pequena, mas as lentes e armações são caras. Estou feliz por terem me ajudado, isso vai melhorar minha visão”.

A pequena Elis Domingas Henicka dos Santos, de 7 anos, do bairro Navegantes, também foi contemplada e optou por uma armação mais discreta. Ela comenta: “Gostei do óculos, amei!”.

Dona Elenita Henika, de 60 anos e moradora do bairro Porto XV, expressa o desejo de que mais pessoas sejam beneficiadas com essa ação. Ela diz: “Sinto-me lisonjeada com esse presente. Espero que vocês possam contemplar outras pessoas, porque a visão é tudo”.

Maria Socorro do Nascimento, Gabriela Nascimento e Miguel do Nascimento Mallmann, avó, filha e neto do Jardim do Trabalhador, também retornarão nos próximos dias para retirar seus novos óculos. Maria relata: “Estamos muito felizes e gratos a toda a equipe da prefeitura, que sempre nos auxiliou”.

Sair da versão mobile