Ícone do site FORÇA DO VALE

Encantado, Muçum e Roca Sales se destacam na saúde

Uma ponte de cada lado. Encantado no meio. De um lado, Roca Sales; de outro, Muçum. Cada município com sua particularidade em vários segmentos. Um ponto em comum, entretanto, une os três municípios da região baixa do Vale do Taquari: a pontuação elevada no programa Previne Brasil, desenvolvido pelo governo federal com a finalidade de equilibrar os valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (ESF) e de Atenção Primária (AP).

A avaliação é realizada a cada quatro meses. Na última sexta-feira (07), o Ministério da Saúde divulgou as notas do segundo quadrimestre de 2022. Encantado obteve a nota 9,05 e conquistou o primeiro lugar no Estado dentre os municípios com faixa populacional de 20 mil a 50 mil habitantes. Roca Sales obteve nota máxima, 10 pontos, e Muçum 9,19, também obtendo classificação de destaque entre os municípios de sua faixa de população, no Estado.

As notas obtidas no quadrimestre avaliado servem de base para o repasse de recursos às secretarias municipais de Saúde no quadrimestre seguinte. Quanto maior a nota, maior é o percentual de recurso recebido pelo programa por meio dos componentes de desempenho.

O maior salto ocorreu em Encantado. O município saiu de uma nota 1,9 na avaliação do segundo quadrimestre de 2021 para 9,05 no mesmo período em 2022.

Unidade Básica de Saúde de Encantado

De acordo com a secretária de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social do município, Clarissa da Rosa Pretto Scatola, o elemento que justifica essa diferença é a implantação do novo sistema de financiamento (o Previne Brasil) no cadastro de pacientes do sistema de saúde do município. “Até ano passado, não tínhamos esse sistema cadastrado; e quando optamos por cadastrar, foi necessário suspender alguns serviços temporariamente, como liberação de exames por exemplo, pois não poderia haver erro no recadastramento de todos os pacientes; precisávamos do controle efetivo do nome de todos, e começamos do zero”, explica. “Agora começamos a colher os frutos daqueles momentos tumultuados, que gerou muita polêmica na comunidade”, destaca.

Conforme Clarissa, com a nota 9, o município receberá, nos próximos quatros meses, 90% do recurso destinado a Encantado. Até o ano passado, quando a nota não chegava a 2, o valor recebido ficava na faixa de 7% do montante. “A meta é buscar nota 10 na avaliação quadrimestral, e isso ocorrerá em breve, porque já montamos novas equipes de saúde que estão aguardando serem reconhecidas pelo Ministério. Assim que isso ocorrer, certamente atingiremos a nota máxima”, estima. Uma das dificuldades, segundo Clarissa, é a pouca participação dos pacientes com diabetes nos encontros e nas consultas periódicas. “Estratégias estão sendo revistas e reformuladas para que consigamos atingir e mobilizar esses pacientes, o que acreditamos que irá ocorrer com o trabalho das novas equipes.”

Nota máxima em Roca Sales

Quem comemora a conquista da nota máxima é a secretária da Saúde de Roca Sales. Raquel Oestreich destaca que o município já vinha evoluindo a cada avaliação. No quadrimestre anterior, Roca Sales pontuou 9,96 e já ocupava a 1ª posição no ranking estadual. Nesta última avaliação, atingiu o máximo de pontos, nota 10.

“Recebemos com alegria e satisfação a divulgação desse resultado, observando a continuidade do trabalho da sua equipe, mostrando foco, organização e planejamento, e quem ganha, mais uma vez, é a nossa população, que tem 100% do recurso garantido, revertidos em saúde para nossa cidade.”

Unidade Básica de Saúde de Roca Sales
Muçum com 9,19

Para a secretária da Saúde e Meio Ambiente de Muçum, Jayana Zanuzo, o principal fator que gera a nota positiva é o trabalho feito por toda a equipe de saúde do município. “Temos uma equipe coesa, prestativa, empenhada e comprometida com a saúde de nossa população. O indicador atesta que o planejamento e as ações desenvolvidas estão próximos da excelência, permitindo que sigamos neste caminho”, avalia.

Unidade Básica de Saúde de Muçum
Sair da versão mobile