Ícone do site FORÇA DO VALE

Matéria especial: Encantado é um dos centros de referência em oftalmologia no estado

Comemorado em 7 de maio, o Dia do Oftalmologista destaca a importância da saúde ocular e a conscientização sobre os cuidados necessários para a preservação da visão. Com o aumento da exposição à luz artificial e às telas de dispositivos eletrônicos, a atenção para com os olhos é ainda mais necessária.

Mobilização comunitária.

Em Encantado, uma iniciativa pioneira busca a melhoria da saúde ocular da população local e de outros 37 municípios, foi inaugurado em outubro de 2003, o Centro Regional de Oftalmologia (CRO) contando com a presença do então governador Germano Rigotto, com o objetivo de regionalizar os atendimentos e distribuir as especialidades médicas nas diversas regiões do Estado, evitando longos deslocamentos e aumentando a economia local. A iniciativa foi resultado da mobilização comunitária que votou na consulta popular, garantindo recursos para o CRO.

Em setembro de 2014, o CRO passou por uma reinauguração por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa VRT) para a prestação de serviços técnicos de saúde em oftalmologia de média complexidade.

Segundo a Secretária de Saúde, Clarissa Pretto Scattola, esse serviço facilita o atendimento para quem realmente precisa, dando prioridade aos casos de emergência.

Além disso, fortalece a atividade da saúde local, agregando mais serviços e profissionais qualificados, gerando impacto positivo na economia da região. “Isso fortalece o serviço de saúde, pois acabamos agregando mais serviços e profissionais qualificados, além da melhora na economia local”, destaca Clarissa.

Em janeiro de 2020, o Hospital Beneficente Santa Teresinha (HBST) assumiu a gestão do Centro de Oftalmologia em Encantado, e desde então, vem aumentando a oferta de serviços para atendimento da população. Com cinco médicos especialistas em diferentes áreas, o CRO oferece cinco espaços de atendimento, incluindo consultórios médicos, salas de exames e recepção, além de um bloco cirúrgico próprio. O local realiza mensalmente em torno de 1.3 mil consultas médicas, 5.600 diagnósticos e exames, além de cirurgias oftalmológicas das quais cerca da metade são de cataratas.

Especialidades

Referência em oftalmologia geral desde setembro de 2022, o HBST oferece novas subespecialidades relacionadas à retina clínica. O Ambulatório de Especialidade em Oftalmologia para Tratamento de Retinopatia Diabética (RD) e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) proporciona recentes tratamentos como a Fotocoagulação a Laser e procedimentos que envolvem a aplicação de medicação Angiogênica.

Além disso, o Centro de Oftalmologia foi habilitado para o tratamento medicamentoso do glaucoma, ampliando a oferta de serviços já realizados desde 2021. Com a disponibilidade de equipamentos como a Campimetria, OCT (Tomografia de Coerência Óptica) e Angiógrafo Ocular, o serviço na área de diagnóstico oftalmológico está completo.

De acordo com a Coordenadora da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Rafaela Fagundes, o acesso ao ambulatório de oftalmologia se dá pelo agendamento de primeira consulta no sistema de regulação GERCON. Os pacientes encaminhados pelos médicos da Atenção Primária à

Saúde (APS) para atendimento eletivo na especialidade de oftalmologia são cadastrados no sistema pelas secretarias de saúde dos municípios.

Como funciona

No sistema, as solicitações ficam numa fila por ordem cronológica de cadastro e são avaliadas por profissionais reguladores que, com base nas informações do encaminhamento, fazem uma classificação de risco, numa escala de 1 a 5. Dessa forma, solicitações com risco maior passam para o topo da fila.

“Os agendamentos ocorrem automaticamente pelo sistema, conforme disponibilidade de agenda, cabendo às secretarias de saúde dos municípios o acompanhamento dos agendamentos no sistema, a comunicação com os pacientes e a organização do transporte, quando for o caso”, afirma.

 

“Uma vez tendo realizado a consulta, o agendamento de exames e procedimentos cirúrgicos fica sob responsabilidade do prestador, que o faz conforme disponibilidade de procedimentos constantes no contrato”, acrescenta Rafaela.

O diretor do HBST, Márcio Sottana, destaca a importância do Centro para Encantado e região. “O serviço que o Centro de Oftalmologia oferece é extremamente relevante para a comunidade e, com a oferta destas novas subespecialidades, conseguimos manter os pacientes na nossa região, deixando de encaminhá-los para outros municípios e grandes centros.

A disponibilidade de serviços aumentou e a resolutividade no diagnóstico e tratamento na oftalmologia também. Isso vem ao encontro do que se busca, que é atender o paciente e fazer todo o tratamento aqui. E já estamos conseguindo. São poucas especialidades que precisamos encaminhar para fora”, afirma o diretor. “Importante relatar que é muito bom ver uma especialidade que deu certo na cidade, um serviço que começou modesto e se tornou referência em toda a região», conclui Sottana.

Atualmente o HBST é referência em oftalmologia para os seguintes municípios: Anta Gorda, Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Forquetinha, Ilópolis, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Travesseiro, Vespasiano Corrêa, Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Taquari, Teutônia, Westfália.

 

Sair da versão mobile