O Hospital Beneficente Santa Terezinha de Encantado (HBST) promoveu, recentemente, a Semana dos Profissionais da Casa de Saúde. O evento teve o objetivo de qualificar e valorizar a força de trabalho dos colaboradores do HBST.
“A Semana do Hospital é um momento importante para os nossos profissionais, pois reunimos as equipes, motivamos, treinamos e melhoramos nossos processos, buscando manter tanto a qualidade do atendimento que prestamos, quanto do ambiente interno de trabalho “, afirma o diretor do HBST, Evandro Klein.
Entre as atividades realizadas estiveram palestras sobre motivação profissional com as psicólogas Elizângela Zanelatto e Tábata Balestro e a psicopedagoga, Daiane Mazzaroba, oficinas e Missa em homenagem à força de trabalho.
As oficinas realizadas durante dois dias tiveram como foco as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Elas foram estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e têm o intuito de oferecer um ambiente cada vez mais seguro aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. “As metas de segurança são trabalhadas, mundialmente, por todos os hospitais. Elas são importantes para que o atendimento prestado aos nossos pacientes seja seguro e adequado”, afirma o farmacêutico do Hospital, Valdinei Monteiro, um dos responsáveis pelas oficinas.
As Metas
As seis Metas de Segurança do Paciente, além de serem reforçadas na Semana do Hospital, são constantemente trabalhadas com todos os profissionais do HBST ao longo do ano.
São elas:
1. Identificar corretamente o paciente;
2. Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde;
3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
4. Assegurar cirurgia em locais de intervenção, procedimento e pacientes corretos;
5. Higienizar as mãos para evitar infecções;
6. Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão (UPP).
A Semana dos Profissionais do HBST é realizada anualmente e esta edição ocorreu de 18 a 25 de maio.
Fotos: Divulgação HBST