Quinta-feira, 3 de março de 2022, 10 h. O hall do HBST está diferente. As pessoas que ali estão mostram um sorriso no rosto. Estão em um hospital e comemoram a inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo do
Hospital Beneficente Santa Teresinha de Encantado. Um marco na saúde do Município. Uma vitória da região alta do Vale do Taquari.
E as pessoas não vão precisar sair de Encantado ou da nossa região.
Menotti Del Picchia, num poema muito bonito chamado “Juca Mulato”, diz que a própria dor, na terra natal, dói menos. Quando a gente está perto da família, está perto das pessoas queridas, não vira ficha, não vira número, mantém a sua singularidade. Então, a nossa palavra aqui é de cumprimentos a todos, que ganham um belíssimo hospital. Tudo de graça, pelo SUS, para atender a nossa população”. – Jonas Calvi.
O prefeito Jonas Calvi fala da sua alegria de visitar este hospital administrado pela Congregação São Camilo, “uma entidade que trabalha com muita seriedade, com muita dedicação e com muito carinho”. Pondera que neste novo mundo, o desafio dos problemas sociais, não podem mais ser enfrentados no isolamento dos gabinetes, “ou nós formamos de fato uma parceria com a sociedade, ou nós não teremos como enfrentar os grandes desafios. E a Congregação São Camilo e o Corpo Clínico do Hospital Beneficente Santa Terezinha são nossos parceiros”!
Jonas agradeceu: “como prefeito dos encantadenses, queremos continuar trabalhando com parcerias iguais a essa. Isto aqui é um monumento à confiança, ao trabalho, à solidariedade, e também à generosidade, àquela crença de que não adianta fazer aquilo que interessa a cada um, por que é preciso fazer aquilo que interessa à coletividade. Esse é o espírito que marca este lugar. É uma Unidade de Tratamento Intensivo para poder atender bem nossa população. E as pessoas não vão precisar sair de Encantado ou da nossa região.
O prefeito cumprimentou a todos, pelo belíssimo hospital, uma UTI, prédio moderno, dentro do mais alto padrão e que vai atender de graça, pelo SUS, e também terá leitos privados. Jonas destacou que Encantado vive um momento ímpar, fruto da conjunção de esforços de toda a sua gente. Uma comunidade que ergueu a maior estátua de Cristo do País e também se uniu para angariar recursos para a sua UTI.
“Vejo aqui representantes de diversos partidos, que por vezes estiveram em campos políticos antagônicos, mas hoje todos, seja dentro ou fora da Administração Municipal, trabalham pelo progresso de Encantado. Vejam como Encantado não é fraca não, Encantado é forte. Ter aqui a presença da nossa queridíssima secretária da Saúde do Estado Arita Bergmann e demais autoridades presentes nos deixa muito felizes. E em especial, abraçar cada um de vocês. O que nos estimula à vida pública é servir à nossa população. Corpo Clínico e Congregação São Camilo: contem conosco, para a gente trabalhar juntos, para melhorar a vida da nossa população”.
O “TAC” FOI O PRIMEIRO PASSO: “A UTI era um sonho antigo. Quando assumimos a primeira vez como prefeito, no primeiro dia implantamos o Pronto Socorro 24 horas. Isso foi algo muito positivo, aprovado pela população. Mas quando se fala de saúde, sempre ha algo a mais para fazer e logo começaram as reivindicações para a implantação da UTI.
Em outubro de 2013, novamente na Prefeitura, foi assinado o TAC – Termo de Ajustamento de Condutas entre a Prefeitura, o Corpo Clínico e a Direção do Hospital e a Câmara de Vereadores onde o Município teria entrar com uma parte dos recursos para o projeto, onde o nosso secretário da saúde Marino Deves se comprometia do repasse de R$ 100 mil para o início das obras. Efetivamente, em se tratando de UTI, esse foi o primeiro passo. A partir daí as coisas começaram a fluir, mais pessoas e lideranças abraçaram a causa, emendas parlamentares começaram a ser encaminhadas. Que alegria, estamos vendo a obra concluída e agora a serviço da população”.
“CERCA DE 150 MUNICÍPIOS DO ESTADO TÊM UTI. UM ORGULHO E UMA GRANDE RESPONSABILIDADE ” João Augusto Polesi Bergamaschi – Diretor do Corpo Clínico do HBST
Mais do que nunca devemos trabalhar juntos – hospital, corpo clínico, prefeitura municipal e comunidade encantadense, para que o início das atividades da UTI e o consequente “selo” de hospital referência que é inerente, sirva como uma força-tarefa à manutenção e até mesmo a melhoria da qualidade assistencial prestada atualmente nos variados setores do nosso hospital.
Com a UTI, o desejo de concretizarmos o plano de sermos o centro regional de saúde do Alto Taquari dá o seu passo inicial”.