Cuidar de idosos é um serviço cuja demanda tem sido cada vez maior nas cidades. Tal demanda também está relacionada ao aumento da expectativa de vida nas cidades gaúchas, porém, não basta viver por anos a mais, é preciso que esses longos anos sejam com qualidade de vida, conforto e bem-estar. Por isso, a busca por profissionais que contribuam para que os idosos das famílias tenham um suporte positivo neste sentido, é cada vez maior e tem motivado gestores públicos a investir na capacitação de pessoas que possam atuar nessa área.
Em Roca Sales, o Conselho Municipal do Idoso ofereceu 28 vagas para o curso de Cuidador de Idosos, das quais, 25 foram preenchidas.
As aulas iniciaram em 16 de julho e ocorrem todos os sábados de manhã na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro, no Bairro Sete de Setembro. Ao todo são dez encontros que visam capacitar os participantes para o cuidado de pessoas idosas, abordando desde o processo de envelhecimento até primeiros socorros, com exercícios práticos.
De acordo com a enfermeira e instrutora do curso, Carina Guidoni, o curso ocorre devido à necessidade de o município contar com pessoas preparadas para atuar na área, já que estudos indicam que 40% dos idosos requerem pelo menos algum tipo de auxílio em suas atividades de vida diária, e que 10% necessitam de auxílio para as atividades básicas.
De acordo com Carina, o idoso bem conduzido por cuidadores capacitados conseguirá uma melhor evolução clínica e qualidade de vida, evitando ter complicações e, consequentemente, reduzindo a demanda por serviços de saúde de um modo geral, especialmente internações.