O plano de concessão das rodovias do Estado mobiliza os prefeitos do G17 (Grupo dos Municípios da Região Alta do Vale do Taquari) para uma reunião nesta quinta-feira, dia 3, em Encantado.
O encontro é aberto à comunidade e está marcado para as 19h no Auditório Itália do Centro Administrativo Municipal Adroaldo Conzatti.
Conforme o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, os gestores ainda aguardam respostas do governo do Estado sobre as reivindicações encaminhadas pela região a respeito do edital do Bloco 2, principalmente, sobre a alteração da Praça de Pedágio, hoje instalada no bairro Palmas, em Encantado, e também sobre as obras prioritárias.
“Essa reunião é mais uma oportunidade para reforçarmos nossa posição e mostrarmos ao governo do Estado que o G17 está unido e não concorda com o modelo original da concessão”, ressaltou o prefeito de Encantado, Jonas Calvi.
O coordenador do G17, prefeito de Anta Gorda, Xico Frighetto, acrescenta que, embora seja uma demanda que afeta diretamente o município de Encantado, principalmente, por sediar uma praça de pedágio, o impacto das concessões tem reflexos em toda a região alta.
“Estamos ao lado de Encantado e queremos abraçar essa causa da melhor maneira possível. Se for necessários vamos trabalhar em outras instâncias”, ressalta o prefeito Xico Frighetto, de Anta Gorda.
Municípios
Atualmente, integram o G17 os municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Capitão, Coqueiro Baixo, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Muçum, Nova Bréscia, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Tereza, São Valentim do Sul e Vespasiano Corrêa.
O Grupo abrange uma população estimada em 87 mil habitantes e o PIB total dos 17 municípios supera os R$ 3 bilhões.
Ainda nesse mês, o município de Guaporé também se integrará o Grupo, consolidando o G18.